quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

espelho do caráter

Existem “n” maneiras de descobrir o real caráter de uma pessoa. Alguns são bem simples, outros complicados e demorados, e quando vem podem ser uma grande surpresa. A voz e o gestual costumam indicar caminhos, mas nem sempre indicam o caráter mais profundo. Dar um sorriso e falar com voz mansa ao cumprimentar até um filho da puta é recomendável, adequado e bastante útil na maioria das situações. O teatro serve também para mascarar o caráter real de quem se comunica. E assim caminha a humanidade.
Nestes tempos de grande incerteza que estamos vivendo principalmente aqui e agora na terra do nunca antes, conseguir perceber o caráter real das pessoas facilita muito sobreviver. A maturidade vai trazendo uma capacidade de perceber e ou sentir pequenos detalhes que indicam um caráter mais profundo individual e até mesmo coletivo. Mas não é preciso esperar os anos passar, basta prestar atenção nos sinais que parecem menores. O micro é idêntico ao macro. No discreto trejeito está a pessoa real.
Quem é ‘cachorreiro’ (gosta e convive com cachorros) sabe que os cachorros, em particular dentre os animais domésticos, é o espelho fiel do dono. Se o dono é muito tranquilo e o cachorro feroz pode escrever que o dono, numa situação extrema, vai mostrar um caráter ruim. O bicho vem abanando o rabo e a dona é tímida, fique certo que a dona depois de um tempo vai abanar o rabo e não vai parar de falar. O cachorro manda completamente na dona mostra uma pessoa submissa. E ai vai.
Bicicleta é um destes espelhos perfeitos, de cristal lapidado, limpo, perfeitamente emoldurado, do seu ciclista. Não tem erro. Basta olhar com atenção a bicicleta, ver que modelo é, o estado de conservação, a limpeza, a manutenção, os arranhados, assessórios; ver a posição do ciclista sobre a bicicleta, como toca nela, aciona os comandos, pedala, faz curvas e freia, interage com o trânsito, com as pessoas mais próximas, com os parceiros de pedal... Bicicleta é perfeita para saber quem é quem.

O interessante da bicicleta é que através dela se pode ver o caráter coletivo. Parecido com o trânsito, que segundo Roberto da Matta, respeitado antropólogo, que diz que trânsito é o reflexo de sua sociedade. Você chega na Holanda, NY, Barcelona, Montreal, Ubatuba, Denver, Miame, Rio Zona Sul, São Paulo Jardins, e olha as bicicletas circulando e fica fácil ter uma boa ideia sobre o caráter coletivo da população.

2 comentários:

  1. Procurando uma postagem sobre bicicletas para obesos e postar no meu site, me deparei com seu blog, encantador, simples e desses que a gente lê sutilmente, parabéns!

    ResponderExcluir