quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Braz Leme e o burro com a cenoura


Não sei se já terminaram ou não, mas a mais nova ciclovia da cidade, a Braz Leme, é bem divertida. Teoricamente é uma ciclovia para todo uso e não somente para lazer, mas de qualquer forma é bem divertida. Quem tem o prazer de pedalar com técnica vai ter ali a possibilidade de se exercitar entre árvores, quase um verdadeiro single track de mountain bike. E, tal qual, se tiver o azar de pegar um ciclista lento ou uma criança à frente não vai poder ultrapassar por que é exatamente como no meio de uma picada de mata; muito estreito. Pode ser também um ótimo treino de pelotão, ou de paciência, como queira. Mesmo nos trechos em linha reta a ciclovia é bem estreita, um pouco mais larga que o guidão. Talvez seja igual a tantas outras, mas é ‘pertada’.
Para quem trabalha com projeto cicloviário a diversão vai mais longe, na direção do “rir para não chorar”. Que maldita mania temos de aceitar receber da Prefeitura inacabadas! É profundamente triste ver que todos nós, brasileiros deste país do nunca antes, perdemos a noção de qualidade e responsabilidade civil. Será possível que o que está lá é considerado obra entregue? Falta guia rebaixada; sinalização horizontal e vertical, principalmente nos cruzamentos com pedestres; falta plantar gramado num barranco que foi cortado (muito importante); orientação para quem entra e saí da ciclovia... Será que o projeto e sua execução teve participação de alguém que pedala? Duvido.
O que é muito bacana é que, para ser implantada, a ciclovia Braz Leme teve que roubar um pedaço da faixa esquerda de rolamento da av. Braz Leme, exatamente numa curva de alta velocidade e onde há uma série de guias rebaixadas para grandes negócios. Ótima novidade para a cidade. Vale comemorar a coragem? Espero que sim. Bom, enfim, o que é considerado técnica de mudança de geometria de via trivial até em Marte aqui, no “precisamos ver a segurança do ciclista (e pedestre)”, não é tão fácil de ser aceito . “Nossa realidade é outra” (sic). Sim, sim, de fato...; principalmente no que diz respeito a preservar o próprio emprego.
Infelizmente o que ainda temos é um minhocário e não um sistema cicloviário, sensato e integrado. Cada melhoria é bem vinda, de preferência bem feita. Como vivo repetindo: a situação atual não é responsabilidade só da Prefeitura, que é um prestador de serviços para a população. Quando só um grupelho reivindica ou reclama é porque a maioria está satisfeita.

 

4 comentários:

  1. Essa ultima foto é mega bizarra heim!

    ResponderExcluir
  2. Dá vontade de fazer um video, igual ao novaiorquino maluco da ciclofaixa, pedelando com tudo para cima dessa grade aí da última foto.

    ResponderExcluir
  3. Bizarro, sem dúvida. E o vídeo seria uma ótima idéia. Só nos resta rir. A Ciclovia da Faria Lima tem exatamente as mesmas situações

    ResponderExcluir
  4. A "coisa" foi feita às pressas, depois que a Prefeitura anunciou a obra como pronta. Na verdade, não havia nem sinal de obras, e a mentira foi denunciada pelo Danilo Rocha, que pedala ali todo dia. Daí, correram para entregar a merda de obra. O pior é que a via não chega ao metrô e nem ultrapassa a ponte da Casa Verde. É um brinquedo divertido ;-)

    ResponderExcluir