segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ciclistas na esquerda

São Paulo Reclama
O Estado de São Paulo

sobre "Ciclistas 'inauguram' faixa na Paulista"
C4 | Cidades/Metrópole | segunda-feira, 27 de Agosto de 2012

 Não é a primeira vez que alerto o jornalismo do Estadão/Cidades/Metrópole sobre erros de informação no que se refere principalmente à questão da bicicleta. Na matéria acima citada, mais uma vez isto acontece. No parágrafo 'O CTB não proíbe que bicicletas circulem na faixa da esquerda, mesmo sem separação oficial....' há um 'deslize' no entendimento da lei. Acontece que o ciclista deve circular no bordo da via e, de fato, não está especificado 'no artigo da lei (CTB)' se à direita ou esquerda. Porém, o CTB deixa claro em outro artigo que veículos mais lentos devem circular à direita da via, o que complementa a informação legal sobre o bordo correto de circulação da bicicleta. A circulação à esquerda da bicicleta fica permitida quando houver sinalização para tal, o que é o caso das ciclo faixas de domingo.

Volto afirmar que este jornal, de crucial importância para o país, erra (feio) com certa frequência quando a questão é trânsito e transporte principalmente quando o assunto é bicicleta e afins. De novo: ou as matérias são escritas por leigos, até mesmo focas, ou a fonte que vocês estão usando desconhece ou mesmo tem má fé e quer proteger seus próprios interesses, o que não me causaria espanto.
 
Ps.: As Ciclofaixas de Laser com ciclistas à esquerda de avenidas abre uma caixa de pandora pior que a farta divulgação que se fez no passado de que ciclista deveria circular na contra-mão. O estímulo errado já está levando muitos a circular a esquerda em avenidas, no trânsito do dia a dia, o que é um absurdo. E infelizmente a imprensa, em geral, não consegue captar a sutileza legal do que está realmente acontecendo. Triste.

3 comentários:

  1. Parabéns! Você sempre atento!
    Beijos, Elianete

    ResponderExcluir
  2. Arturo, pergunta de um ciclista leigo: devemos pedalar pela direita, mas como fazer conversão segura (e viável) à esquerda?No meu caminho para casa pego um avenida de 4 faixas que bifurca (reto e esquerda). Entre vários testes, tenho optado por permanecer à esquerda desde o último semafaro, para não ter que atravessar a avenida de uma vez. O que recomenda?Rafa

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de convida-los para o evento que realizaremos dia 24/10/12 das 18:30 às 21:30 na Livraria Martins Fontes Paulista, na Av. Paulista, 509 em São Paulo. Abraços, Elianete

    ResponderExcluir