sábado, 4 de março de 2023

Qual é o seu Deus?

Eu canonizaria a bicicleta, mas esta é outra história.

Estou num hotel onde tudo é imaculadamente branco. Não sei se me traz uma paz ou dói na vista. Tudo menos o banheiro que é iluminado suavemente em azul, mas não só. Uma roda de paleta de cores permite você escolher a cor que quiser, do vermelho puteiro ao verde água. Em volta da paleta estão uma série de comandos que permitem até mudança continua das cores, carnaval completo. Sentado no trono iluminado por um azul claro lembrei da im... Damares Alves: meninos vestem azul, meninas vestem rosa. Óbvio que aqui na Itália felizmente não fazem ideia de quem é esta senhora, ou mulher, ou im.... Graças a Deus.
O hotel que tem em seu nome o adjetivo "luxury rooms" está interessado em pegar turistas que acharão chiquérrimo cagar num banheiro fruta côr. Eu dou risada. Mais ainda, descobri que debaixo da cama também tem luzinha azul, vermelho puteiro, fruta-cor ou qualquer cor dos seus sonhos. De hospício; começando pelo branco total em tudo que não ascende, sim, com "s".
Isto aqui traz uma simbologia que beira o religioso. Zen? Em 1969 vi mil vezes o 2001, Uma Odisseia no Espaço do Kubrick. O filme foi e segue impactante; uma das cenas se passa num ambiente imaculadamente branco como deste quarto. Na época deu o que pensar, assim como agora este branco total no qual estou; a diferença que era um filme e hoje sou o ator que vive o ato. Parece loucura, mas não é.

Em Bari entrei numa igreja praticamente limpa de imagens. O impacto emocional em minha alma foi enorme. Ali senti o meu Deus. Diferente, talvez até oposto à opressão que sinto neste branco imaculado do quarto do hotel.

Quem é Deus? Mil respostas; Deus hoje é uma entidade tão pagã quanto antes do esmagador empoderamento do cristianismo. Cada um com seu Deus e não se fala mais nisto para não termos brigas.

Da mesma forma que senti aquele templo limpo, puro, que para mim abriga a fé e não os olhos e seus temores, me senti encontrando com meu Deus quando corri a pé por uma trilha em mata virgem pela primeira vez. Poucas vezes na vida me senti realmente vivo e parte do meio ambiente que me cerca; naquela corrida me senti uno com a natureza, ou seja, em Deus.

Dois dias atrás entrevistaram na TV um senhor, respeitado livre docente, que falou sobre Hegel, o filósofo, e sua tese que é na natureza que se encontra o Deus de verdade. Creio que tenha entendido corretamente, meu italiano não é tão apurado. Não importa, o que vale é que se existe um Deus, um Uno, definitivamente ele não está nos símbolos religiosos e pagãos.

Publicado pelo celular, sem corretor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário