quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Ciclofaixas da Eugênio de Medeiros / rua Capri > Terminal Pinheiros

Mantenho o texto abaixo, mesmo tendo descoberto que estão estendendo as ciclofaixas. Agora pintaram a rua Sumidouro até a Gilberto Sabino. Não faria pelo simples fato que estão estimulando o ciclista a desaparecer na sombra dos ônibus. Os motoristas não vão ter uma visão de espelho adequada dos ciclistas. E se pintaram, sinalizaram e tacharam a Capri para que pintar a Sumidouro até a Gilberto Sabino? Não faz sentido. 

Rua Eugênio de Medeiros onde durante dois anos só existia uma faixa branca respeitada por todos, inclusive motoristas. Por que gastar dinheiro com o que sempre deu certo?

Cruzamento com rua Capri, que vem do Terminal Pinheiros e segue pela Paes Leme. A sinalização é novíssima. Quem conhece ciclista sabe que a maioria não vai esperar o semáforo para cruzar e descer para o Terminal. Não faria este cruzamento de ciclofaixa com faixa de pedestres num lugar que tem picos de pedestres. Há exemplos que provam que não é o apropriado, como o do cruzamento da Faria Lima com a rua dos Pinheiros. 
Tenho várias razões para acreditar que a implantação da ciclofaixa não vá terminar os inúmeros conflitos com os pedestres.

Trecho da ciclofaixa que desce para o Terminal e o bicicletário. Vão colocar descida e subida neste espaço tão estreito? Como fica o fluxo do transporte coletivo em horário de pico com a perda de uma faixa de rodagem? Já acontecem congestionamentos nesta única saída do terminal. Acredito, ou espero, que tenham calculado isto. 
A solução, repito, seria evitar que os ciclistas cheguem até a rua Capri, que nos picos é bem saturada de veículos e pedestres. Ciclistas deveriam acessar o terminal pela estreita e pouco movimentada rua Conselheiro Pereira Pinto, acalmando o trecho da rua Gilberto Sabino entre a Conselheiro e a Capri. 

Já publiquei minhas inúmeras razões para ser contra  a implantação desta ciclofaixa, mas incluo uma mais aqui. A área do Terminal, que incluo a rua Gilberto Sabino, tangencial ao terminal, externa ao estacionamento dos ônibus, deveria se transformar em área acalmada para segurança de todos pedestres, ciclistas, cadeirantes... É fato que a Gilberto Sabino é caminho obrigatório para quem vem da Costa Carvalho e quer chegar na Paes Leme ou quer acessar a ponte Bernard Goldfarb, mesmo assim acalmaria o trânsito local. 

Faz tempo que não vou a outros terminais de ônibus da cidade, mas o que me lembro e que provavelmente deve continuar igual é que pedestre sempre é preterido à circulação dos ônibus ou mesmo de outros veículos, táxis e automóveis que embarcam / desembarcam passageiros. Aliás, pelo que se vê na cidade pedestre deveria ser expulso das ruas para não atrapalhar o trânsito.
Vale a pena ler o artigo do Retomada Verde, do O Estado de São Paulo, A14 | Metrópole | 15 de Outubro de 2020 - Cidades do Brasil são ruins para viver a pé, pesquisa realizada pelo ITDP. 

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