quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Apple: não atualiza mais vai para o lixo?

Só se ouve elogios à Apple. Provavelmente razões não faltam, começando pelas inovações e terminando na excelente funcionalidade; com pingos de grossa chuva de status que enriquece nossa sociedade consumista. "Que computador você tem?" "Apple." "Uuuuuu!" Tudo isto por um preço que poucos podem pagar, mas muitos pagam. 
Mesmo não sendo usuário dos produtos da Apple sei que há uma diferença, grande diferença, para qualquer computador que rode com Microsoft Windows. Tive problemas aos montes com todos os Windows lançados em anos par. Eu e o mundo. O 2000 foi uma piada. O Windows 10, a "solução de todos problemas passados" nos primeiros dias que instalei não tinha forma de desligar a não ser control + del + alt. Fora uma loucura de atualizações intermináveis, de reações estranhas, esquisitas, pentelhas; anos mais anos até que acertaram. Não tive Apple porque não entra no meu orçamento. Gosto de música e a diferença no som é imensa.

Estou com um Ipad dos velhinhos, da segunda geração. Era de Tereza, que trocou por um novo, menor.

Quando o velhinho de Tereza veio para minhas mãos apaguei tudo o que era dela, zerei o Ipad e reiniciei na minha conta Apple. E dancei. Agora não abre alguns sites, não posso baixar o Google Chrome, escrever no blog e outras limitações mais. Já tinha sido avisado que a Apple não fornece atualizações para seus produtos ultrapassados, mas nunca poderia imaginar que praticamente o inutilizaria.
Telefonei para o serviço ao consumidor da Apple e fui muito bem atendido pela Giuliana. Faz isto, faz aqui, e agora isto e... igual, funciona mal e porcamente o básico do básico. Giuliana, muito bem treinada pela Apple, tentou justificar, hardware melhor, novas funcionalidades, etc..., etc... e tal. Não justifica. "Como faço para jogar no lixo?" perguntei para a perplexidade dela.  
Posso fazer todas as críticas do mundo à Microsoft, mas pelo menos eles tiveram a inteligência, ou decência, de manter qualquer computador velho funcionando. Mais, tenho um notebook Dell velhinho, mais velhinho que o Ipad, que estava parado e um dia por brincadeira decidi instalar o Windows 10 na última versão. Não só funciona perfeitamente como ficou uma delícia. Demoraram, mas acertaram e pela forma com que todos meus computadores estão funcionando a Microsoft agora acertou para valer.

E daí, jogo no lixo o Ipad? Se a Apple não oferece a possibilidade que seus produtos obsoletos sejam zerados e fiquem como saíram de fábrica eles estão sinalizando que o negócio é descartar, jogar no lixo; sociedade de consumo total, capitalismo selvagem. Quer as maravilhas da Apple? Compre um novo.
Traduzindo: que se dane o meio ambiente. 

Eu reclamei como pude e não pude dos problemas da Microsoft. Fica aqui minha reclamação da Apple. Vai adiantar? Oligopólio! Não adianta, cai no vazio. Oligopólio! Hoje fico feliz por ter Microsoft. Quem diria? O mundo gira e a vida segue em frente.

André, meu caro, você tem razão: Ubuntu pode ter suas limitações, mas é livre, funciona bem, tem cheiro de contra cultura honesta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário