quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Pedal Anchieta, ansiedade para chegar o dia


Desde que fiz a última descida Márcia Prado estou completamente ansioso para descer pedalando para Santos. Foi quase, mas não aconteceu. Desta vez acontece, não tem escapatória. É triste que o Poder Público só tenha decidido entrar oficialmente no evento depois da pancadaria e baderna que se armou ano passado. Pelo menos agora caiu a ficha que não dá para frear esta massa de ciclistas. 
Confesso que a primeira vez que me falaram que neste ano ia ter descida com a participação do Governo do Estado eu desandei a rir. Tenho muitas razões para tal. As primeiras falas, talvez boatos, falavam que iriam limitar o "passeio" da descida a 15 mil ciclistas e que só os inscritos no site Pedal Anchieta 2018 poderiam descer. Como? Não entendi. E me repetiram a conversa. Aí é que desandei a rir com gosto. Como diria Suzaninha "Eles não fazem ideia!". Como diria Garrincha "Tá legal, seu Feola.  Mas o senhor combinou tudo isso com os russos?". As inscrições já estão em 29 mil e não param de crescer rapidamente. Onde vão parar?

O vídeo da Renata é ótimo, dos melhores que ela já fez, mas tem um levíssimo tom de preocupação com que vai acontecer. Aí eu passei das risadas para uma certa preocupação. Explico. 
Ri a não poder mais porque se dizem 15 mil fácil aparecem 30 mil. Quando se falava nos 15 tinha gente também rindo foi logo apostando nos 45 mil. Eu truco e aposto mais. Rede social é uma maravilha e uma praga epidêmica ao mesmo tempo. Qual vai ser o tamanho do treco? Nem Deus sabe; só vai saber domingo a noite no Fantástico, se é que dão a notícia. Talvez não seja uma loucura porque está prevista chuva para o domingo, mesmo assim a possibilidade de pelo menos dobrar o número de inscritos é grande. Daí para muito mais. Duvido que as autoridades consigam frear a massa para manter o evento sob controle, o que quer que eles pensem que seja isto. Tem horário para começar e terminar. Como? Fala sério, vai ser cumprido? Tem local para entrar na Anchieta e poder fazer o passeio. Como? É mesmo, como barra a entrada dos penetras? E por aí vai...
Espero do fundo do coração que tudo corra bem, mas é muito provável "não tenham combinado com os ciclistas".
Eu vou. Não só vou; vou mesmo! Fiz inscrição e pretendo fazer como manda o figurino. O número de ciclistas não me assusta mesmo, muito pelo contrário, mas não nego que vou adorar se aparecerem uns 100 mil e a coisa correr sem grandes problemas. Aqui no Brasil nunca ouvi falar de alguém que tenha conseguido controlar os pipocas. Já fiz 5 São Silvestres e sei muito bem como é. Não vou correr mais a prova porque virou uma festa completamente lotada, alegre, feliz, onde correr é o que menos importa. 
Meu sonho é que na segunda-feira os olhos das autoridades estejam ainda arregalados com a massa de ciclistas que eles viram na Anchieta. Afinal, a Ciclo Faixa de Domingo foi criada porque na época, 2007, foram contados 700 mil ciclistas paulistanos (sem região metropolitana) pedalando aos domingos sem qualquer estrutura ou organização. Quantos ciclistas domingueiros tem agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário