sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Infraestrutura deteriorada: o viaduto cedeu... Boa oportunidade.


Um dos pedaços do viaduto sobre a linha férrea da CPTM na Margina Pinheiros cedeu afundando uns 2 metros. Está interrompida uma das principais artérias da cidade, que dentre outras funções liga as zonas Oeste e Sul à Rodovia Castelo Branco, uma das mais importantes rodovias do país. Todo mundo já sabe, é notícia de primeira página. São Paulo vai virar um inferno por um bom tempo, também todo mundo sabe. 
Problema com manutenção de pontes e viadutos não é exclusividade de São Paulo, nem do Brasil. Em todo planete está tudo vencendo ou com prazo de validade vencido; a infraestrutura é velha, obsoleta, está deteriorada, foi mal feita, insuficiente... Com as leis que temos no Brasil, principalmente a nossa incrível Lei de Licitação, cujo número é 8.666, ou seja, 8 de infinito e 666 da besta do Apocalipse, a coisa vai de mal a pior. Ninguém faz ideia de quanto tempo será necessário para voltar á normalidade.

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo
16 de Novembro de 2018

A péssima notícia é mais uma ótima oportunidade para avaliarmos a capacidade da Prefeitura e suas Secretarias, principalmente a CET SP. Será que a população terá interesse em acompanhar detalhes das ações e operação que serão acionadas?
Em pouco tempo a cidade de São Paulo teve que interditar dois viadutos importantíssimos, um na Av. dos Bandeirantes e outro na Marginal Tiete. Eu suponho que os órgãos responsáveis tenham dados que ajudem a minimizar os impacto da interdição de uma das principais vias da cidade. Se os tem está na hora de apresentar à população o que se vai fazer e porque se fará, com detalhes, não o que se diz naquelas entrevistas rápidas, superficiais, inócuas. 
Imagino que as autoridades saibam qual é a curva de adaptação da população à nova realidade de trânsito e como esta se dá. É uma informação importantíssima para direcionar futuras intervenções necessárias para recolocar São Paulo no cenário mundial que ela vem perdendo. 

O melhor benefício das ciclovias implantadas em São Paulo foi a série de discussões sobre usos e direitos sobre vias e espaços públicos, sobre que cidade queremos. Está claro que são necessárias urgentes mudanças urbanas, não só pelo problema do trânsito, mas principalmente para diminuir a brutal violência em que vivemos, dentre outras questões. Crime e desordem urbana estão intimamente associados. O afundamento deste viaduto é uma ótima oportunidade para descobrirmos de fato em que cidade vivemos e para onde queremos seguir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário