sábado, 3 de novembro de 2018

...ele não tem direito de falar sobre...

Para mim não é novidade, já passei por situações deste clássico "não tem direito de falar assim sobre o Brasil" ou variações sobre o mesmo tema como "não tem o direito de falar sobre nossa cidade" e afins. 

Uma das piores foi quando voltei de uma viagem à Europa cheio de ideias, fotos, projetos, sonhos... e fui até a escola de minhas sobrinhas netas em Piedade, SP, para oferecer uma conversa ou palestra com os pais sobre o que está acontecendo "lá fora" com as cidades e o que se pode fazer para melhorar Piedade. "Não faça, os pais vão se sentir ofendidos" foi a resposta que ouvi. Confesso que ali morreu muito do resta de minhas esperanças no Brasil. Passei um bom tempo pensando para encontrar saídas, alternativas, ver onde tinha errado, mas não consegui. Eles vão se sentir ofendidos é a mais pura verdade e expressão deste Brasil de sempre.
Estas são as 50 cidades mais violentas do mundo (e 17 estão no Brasil)
A vida ensina que amigo mesmo é aquele que fala as coisas, mesmo as que não são agradáveis, e não aquele que afaga.

Atlas da Violência 2018: Brasil tem taxa de homicídio 30 vezes maior do que Europa
Mais uma vez volto de uma viagem e como sempre fico chocado como o Brasil vem involuindo. Desta vez tive uma breve passagem por pequenas cidades da Áustria, Hungria e Eslováquia e deu vontade de chorar de raiva. Erramos feio até no básico do básico e nos recusamos a discutir nossos próprios erros. "O ser humano se acostuma com o ruim"; pura verdade. Nós perdemos a noção do normal faz tempo. A cidade brasileira se transformou num ajuntamento de pessoas jogado ao bel prazer dos mais diversos interesses individuais. 
Boa parte de nossas cidades são poluídas, sujas, desorganizadas, sem memória. Estes fatores são fortes geradores de tensão social e violência. O que está acontecendo hoje conosco não é novidade no mundo. A diferença é que num determinado momento as cidades de lá foram ver o que precisava mudar, melhorar, e aí voltaram para casa e mudaram. Aqui não pode, ofende, "somos diferentes" como diz o povo. É, de fato, não somos humanos, somos brasileiros, o que é que isto possa significar. Pior, uns são petistas, os outros são os outros; nós e eles. Vai mal, muito mal!

A primeira reunião mundial de administradores de grandes cidades aconteceu em NY em 1898 (se não me falha a memória). NY (e provavelmente outras grandes capitais) teve índices de violência (+ de 70 mortes/100mil) piores dos que temos na maioria das cidades brasileiras, e estou falando em periferia. Reverteram. viraram o jogo, hoje é um dos polos de geração de riqueza, de progresso, de futuro, de bem tratar uma cidade. Não é a única, muitíssimo pelo contrário, é a regra.


Cidade civilizada começa por ser limpa nas ruas, calçadas e paredes, convidativas de ir para rua vivenciar. 
Paragrafo deletado. Eu escrevi uma breve explicação sobre o que faz uma cidade de civilizada, mas apaguei. Provavelmente não interessa, pode ser ofensivo. Vai ver que Curitiba é ofensiva, já que foi referência internacional para uma série de mudanças que aqui no Brasil foram simplesmente desprezadas por décadas. Cada uma de nossas cidades tem sua verdade, seu "pópio pôguesso". Que seja. Bang bang!


Segundo parágrafo deletado. Adianta escrever?
Estou falando mentiras? Exagero?
A maioria das cidades brasileiras...
O óbvio é um polvo grudado no nariz que não vemos ou recusamos ver.

Brasileiro não sabe nem quer saber o que é uma cidade. Não faz parte de nosso vocabulário, o que se dirá de nossa inteligência. Precisamos urgentemente reconstruir a vida de nossas cidades, o primeiro passo para conseguirmos a tão desejada paz. Não há qualquer razão para deixarmos de aproveitar as experiências que estão dando bons resultados mundo afora.

A base de um país socialmente justo está nas cidades. Quanto melhor for a cidade maior será o campo para a liberdade do crescimento de todos. 

Imagina só Roger Waters emitindo opinião no meio de uma eleição ensandecida.

A violência no Brasil mata mais que a Guerra na Síria

Nenhum comentário:

Postar um comentário