segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Falta de mapas e plantas no Município de São Paulo

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo
19 de Novembro de 2018

É ridículo a Prefeitura de São Paulo não ter em mãos e disponíveis absolutamente todas as plantas de pontes, viadutos e obras de arte da cidade, independente sob que jurisdição estejam. Estão dentro do da área administrativa do Município, precisa se dizer mais algo? Numa situação de emergência não ter acesso imediato a todas as plantas e cálculos da obra e de tudo que se encontra ao redor da área de acidente só prova o grau de precariedade administrativa que se encontra a nossa governança em geral. O absurdo é maior quando se tem que esperar que o funcionário público ou, pior, da empresa de engenharia responsável pela obra, volte do feriado prolongado para se tenha acesso a informações corretas que levem a uma solução do problema. São Paulo não tem sequer mapas de solo, de suas ruas e avenidas, que sejam atualizados e confiáveis, muito menos mapas e plantas de subsolo e de construções com informações cruzadas e completas. O que existe é precário ou está sob a responsabilidade da empresa que presta serviço ao Município, o que gera uma série de problemas frequentes e diários com custos para toda a população, que em última instância são os patrões desta bagunça.

Fim da carta enviada ao Fórum do Estadão.
-----------------------------------------------------
Quem lê o que escrevo (e falo) sabe que faz muito venho batendo na tecla da necessidade de São Paulo ter mapas de solo, subsolo e corte de construções, (0, -3, +3 metros) sob sua responsabilidade e disponíveis a todos. Faz tempo que não tenho acesso aos mapas de solo (vielas, ruas, avenidas, praças...) oficiais da Prefeitura, mas tudo indica que erros e desatualizações continuem acontecendo. O que tenho certeza, ai como cidadão que se interessa pelo que acontece na minha rua, no meu bairro, minha cidade, meu país, é que não há um mapa unificado de subsolo, cada empresa tem o seu e a Prefeitura tem uma leve ideia do que está debaixo da terra. A saber, subsolo é propriedade pública, portanto de todos, portanto é obrigação da Prefeitura ter tudo em ordem e sob controle. 
Brasileiro não sabe o que é uma cidade e também não está interessado.
Tive uma explosão de raiva quando vi a notícia que Prefeitura não encontra projeto de construção de viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros na Globo News. Infelizmente não interessa a ninguém neste país respeitar o básico, aqueles primeiros passinhos necessários para se caminhar para frente com firmeza e bons resultados. E ainda se tem coragem de discutir (?) porque este país não vai para frente. 
Ou se toma conta da cidade ou não temos futuro. E tomar conta da cidade não é satisfazer as próprias vontades. O buraco é bem mais em baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário