Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo
Mapa do subsolo,
vazamentos, energia elétrica
Quantas cidades brasileiras
têm um mapa preciso do subsolo de sua malha urbana? Normalmente cada
concessionária tem o seu mapa de subsolo, isto quando tem e é de boa qualidade.
A crise de água tem que ser o momento para encarar mais esta pendência vital. O
mapa decente de subsolo deve incluir em um único arquivo, sob a
responsabilidade da Prefeitura, nascentes, córregos, águas pluviais, água e
esgoto, gás, energia elétrica, internet, TV a cabo e tudo mais que esteja sob o
solo. Estes mapas não existem por diversas razões, principalmente interesses
particulares. Perdemos todos, muito e sempre. O custo direto e indireto de não
ter estes mapas é absurdo. Abre para concertar uma coisa e acerta noutra é o
menor dos problemas. Sem saber o que está enterrado em volta da rede de águas o
problema técnico vira um jogo de adivinhação para saber o que pode estar
desestabilizando o terreno. De onde vem a erosão subterrânea que rompe a
adutora de água? E as irregularidades do asfalto? Sem mapas a Prefeitura não
pode administrar e muito menos cobrar pelo uso do subsolo, o que é dever e
direito seu. A falta de mapeamento de qualidade praticamente inviabiliza o
enterramento da fiação elétrica tão necessária e urgente já cidades saudáveis e
sustentáveis são muito bem arborizadas.
A crise de água e luz que está
ai tem que nos abrir os olhos para o que nunca quisemos ver antes: o que está
debaixo de nossos pés. Precisamos conhecer nossas cidades para melhorar seu
funcionamento ou continuaremos a viver em cidades fora do controle.
O que mapas de subsolo têm a
ver com a bicicleta e sistemas cicloviários?
Em ciclovias, ciclofaixas, e
mesmo em circulação partilhada da via o ciclista tem que se manter no borde da
pista, ou seja, onde o pavimento é mais baixo para fazer escorrer a água da
chuva. É muito comum que este espaço fique inundado mesmo com chuvas mais
fracas. Normalmente isto acontece por que os bueiros e galerias pluviais têm problemas.
Postes alinhados na borda do
meio fio podem transformar-se em uma parede para motoristas e até mesmo
ciclistas impedindo a visão do pedestre que vai cruzar a rua. Ou impedir a
visão do ciclista pelo trânsito. A melhora na segurança no trânsito em uma via
com fiação enterrada é enorme por que a distância de visualização e o tempo de
reação são muito maiores. Mesmo que houvesse dinheiro sobrando para pagar a
retirada dos postes, que custa uma barbaridade, isto só é possível conhecendo o
subsolo.
As rodovias mais modernas são
viáveis por que ganham dinheiro com o cabeamento enterrado que corre junto a
elas.
Não sei qual é o índice de
sobrevivência das mudas de árvores plantadas em São Paulo, mas provavelmente
seria muito maior se fosse conhecido o solo. Sombra do sol e ventos é importantíssimo para o conforto e segurança do ciclista.
Etc...
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