terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Santa Maria!

Marcelo Rezende, Cidade Alerta, com sua voz grossa, um tanto rouca, acostumado à barbárie, fez um dos textos mais emocionados, brutal, quando contou que depois que os corpos foram colocados no chão do ginásio os celulares dos mortos não pararam de tocar, numa sinfonia enlouquecedora. As autoridades presentes não podiam atender e tiveram que aguentar aquele contínuo tocar de campainhas e musiquinhas vindas do inferno de uma festa de boate.

Ainda não se sabe ao certo quantos morreram, mas mais de 231. Não há número final até porque muitos ainda vão morrer em consequência de queimaduras e problemas respiratórios. Neste caso vão contar todos mortos, incluindo os que vieram a óbito até 3 meses depois, o que normalmente não se faz.
A comoção é geral. Gaúcho não está acostumado a isto; não tem prática com morte fácil e banal. Ontem saíram em passeata nas ruas de Santa Maria 30 mil pessoas. Número impressionante para uma cidade que tem 300 mil habitantes. Dez por cento! Dez por cento.

Dizem que agora a coisa vai mudar. Dizem que vão colocar os responsáveis na cadeia. Quem, por quanto tempo? Será justo? Será abrangente? Vão pegar os mais óbvios por que disto não podem escapar.  Não há forma técnica judicial para desmanchar a teia criminosa completa. Todos são culpados e todos nós somos culpados por omissão. Não temos ferramentas para uma investigação de qualidade. Nós assim queremos por que passivamente aceitamos. “País de bananas!” alguém soltou na TV.
No meio de toda esta tragédia, um pouco mais de 230 mortos e mais uma centena de feridos, deve ter autoridade que está dando graças a Deus pelo desvio das notícias para um único foco. Afinal, como disse outro dia Alexandre Garcia no Bom dia Brasil, são 90 mil / ano vítimas de morte violenta, ou seja, mais de 240 mortos / dia. Faça as contas: quantos dias se passaram do incêndio de Santa Maria ocorrido no dia 27 de Janeiro de 2013? Agora multiplica por 240 e você terá o resultado.

Dilma fez um discurso que, segundo jornais (não ouvi, nem li), divide o Brasil entre nós e eles. Não é primeira vez que isto acontece no PT. Lula fez a mesma coisa. Meu pai, loiro de olhos azuis, é um dos inimigos deste país, segundo Lula. Eu tenho perfil europeu, portanto devo ser também, mesmo com as raízes que tenho. Resta saber quem eram os estudantes da boate de Santa Maria. São diferentes da população de Petrópolis, Teresópolis, Xerém... , das famílias e estruturas sociais destroçadas homeopaticamente por assassinatos e acidentes de trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário