segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sobre as mortes de pedestres em São Paulo e no Brasil

Bom dia Brasil
Rede Globo

Assisto o Bom dia Brasil sempre que posso, pois considero um dos melhores noticiários da TV brasileira. Mas quando trata sobre a questão da violência no trânsito, em especial sobre a questão dos pedestres e ciclistas, o jornalismo da Rede Globo comete o eterno erro básico de pousar a responsabilidade sobre o motorista ou sobre a vítima; esquecendo o fator técnico da via e responsabilidade de seus executores. Infelizmente o jornalismo desta casa parece ter bons ouvidos só para o corpo técnico da CET SP. Não ocorreu ainda que estes técnicos têm grande interesse em defender suas próprias verdades, e que estas mesmas verdades talvez tenham algum problema porque de alguma forma são também responsáveis pelas quase 1.500 mortes / ano (que se repetem há mais de uma década) que temos só no Município de São Paulo. A questão técnica tem, sim, grande influência sobre os índices de acidentalidade. E no comportamento de todos.

Soube que a CET Santos está indo, imediatamente, no local de acidente fatal para verificar todas as condições locais que possam ter influenciado no acidente, o que deveria ser regra para todo e qualquer técnico e órgão responsável de trânsito. Saber olhar a verdade, entender o próprio trabalho, assumir as próprias responsabilidades e corrigir o que está errado, é o caminho para de fato diminuir a barbárie. Foi assim que se construiu os caminhos para um trânsito mais humano em todas as partes do mundo.

Deixo a dica para que a Globo procure entrar em contato com qualquer departamento de trânsito de cidades civilizadas para ver qual a influência das técnicas de trânsito inclusive no comportamento de pedestres e ciclistas. Como a Globo tem filiais recomendo que entre contato com o ITDP (http://www.itdp.org/ - Walter Hook), ou com Michael King em Nova Iorque; e na Europa com I-CE (http://www.i-ce.nl/) ou GiZ (http://www.giz.de/en/home.html) . Estas entidades conhecem a situação no Brasil e em São Paulo. Acredito que uma boa conversa deixará claro que o buraco dos pedestres e ciclistas é bem mais em baixo e que a pauta deva ser conduzida de maneira mais realista. Colocar a culpa no outro é muito fácil. Duro é chegar a verdade.

Para os leitores deste blog: Ainda não consegui enviar o texto para eles porque há uma série de bloqueios para fazê-lo. Diferente de outras mídias que o acesso é direto, a Globo parece não querer receber comentários. Infelizmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário