quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Apareceu Aparecida, a Basílica


A foto não dimensiona o que aconteceu. Ampliando? Nem assim.

Nunca vi tanto peregrino junto. Este segundo trecho foi impressionante. Saí de São José dos Campos às 8h00 e de lá até Pindamonhangaba foi um prazer ver toda aquela massa de romeiros, quase uma fila única sem espaços vazios. Pelo que me lembro, desta vez teve mais romeiros que no festejo de 300 anos da descoberta da Santa numa pescaria no rio Paraíba do Sul.


Por outro lado, foi bem complicado estar no meio deles pedalando, algo que não  pretendo repetir. Medo de atropelar, mais que o medo de ser atropelado. Os caminhões passam raspando quando o ciclista ultrapassa alguns romeiros que teimam em caminhar conversando com seu parceiro e muito próximo da pista. Está foi minha última. Ciclista não deveria estar ali, mas não há forma de impedi-los.
Fiquei com raiva de quatro idiotas que pedalavam bicicleta de estrada, vinham forte, rápido, ultrapassavam os romeiros de qualquer forma, me ultrapassaram sem avisar enquanto estava ultrapassando romeiros, invadiam seguido a pista da Dutra sem olhar para trás. Se já não tinha gostado do comportamento deles durante a romaria, impliquei de vez quando os encontrei na rodoviária e simplesmente não retornaram o comprimento. 

Para mim e todos ciclistas, que nesta romaria eram bem menos que nas outras romarias que fiz, ficou muito mais fácil e agradável pedalar depois do trevo de Pindamonhangaba, onde a massa de caminhantes foi desviada para a outra pista, sentido Rio - São Paulo, e provavelmente para uma estradinha que corre paralelo à Dutra, pela qual já pedalei e adorei. O acostamento ficou vazio, não tive que ficar olhando o tempo todo para os romeiros a frente. 


Pude apreciar a paisagem do Vale do Paraíba, que é linda, nem ser obrigado a ultrapassá-los pedalando quase dentro da pista. 

São 86 km que fiz em 4h20 só parando para pipi no matinho, com boa parte do tempo nublado. A saída de São José dos Campos é complicada e demorada porque não dá para ir pela Dutra neste trecho, é inteligente contornar por trás da cidade, seguindo até depois do que resta da fábrica da GM para cruzar a Dutra e seguir pedalando.
Quando cheguei em Roseira, a uns 14 km da Basílica, o céu abriu e ficamos debaixo de um racha coco duro de aguentar.
Tivemos cruzar o primeiro viaduto que dá entrada para Aparecida por causa de um acidente e minha chegada acabou sendo pelos fundos da Basílica. Simplesmente não acreditei que estivesse praticamente vazia naquela hora, meio dia e meia.


Confesso que tenho vontade de seguir pedalando para o Rio de Janeiro, o que talvez um dia aconteça. Pedalar no meio desta massa de romeiros não mais, principalmente por respeito a eles. Até gostaria de fazer a romaria a pé, mas sei que não aguento, mesmo que seja em muitas etapas. Meu quadril está ruim e, como alertou meu médico, é bom não forçar. Agora, que é uma experiência única e emocionante, isto é. Vale a pena.


Meu agradecimento as equipes de limpeza da Dutra que fazem um senhor bom trabalho.
E agradeço a Polícia Rodoviária que neste dias de romaria tem um trabalhão que cumprem com muita paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário