terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Bicicletário do Shopping Eldorado

mensagem para: atendimentocliente@shoppingeldorado.com.br

Bom dia

Ontem estive no shopping e planejava ver um filme que começava às 22:10 h. Fui avisado pelo funcionário do bicicletário que a bicicleta deveria ser retirada até às 23:00 h no máximo, que depois disto o bicicletário deveria permanecer vazio, sem nenhuma bicicleta. No passado os seguranças do shopping abriam o bicicletário para a retirada da bicicleta, o que não acontece mais. 
Conversando com um dos seguranças fui informado que quem quer ficar até depois das 23:00 h pode travar a bicicleta fora do bicicletário. 
Ok. O bicicletário de vocês, Shopping Eldorado, é um dos melhores da cidade, mas....
Onde deixo a bicicleta se quero ver um filme? Qual o nível de segurança que terei?

Faço a sugestão que se organize melhor este estacionar fora do bicicletário. Olhando este link a seguir, sobre roubo de bicicletas, vão entender que uma bicicleta some em segundos.     https://www.youtube.com/watch?v=UGttmR2DTY8  

Depois de ver o vídeo você deixaria sua bicicleta em qualquer lugar ou de qualquer forma? Fui jornalista especializado e posso contar uma história bem interessante sobre um roubo dentro de um dos mais seguros shoppings do país. Aliás, roubaram uma vez, roubo de encomenda,  bicicleta muito específica, foram lá e roubaram a segunda bicicleta, a que foi paga pelo shopping por ordem da Justiça. Detalhe: trava nível 8 nas duas bicicletas, ou seja, trabalho de profissional.

Vocês raramente tem bicicletas valiosas no bicicletário, mas tem uma academia ali do lado.
Qual é o valor agregado de cada bicicleta estacionada?
Qual é o perfil de gasto do público no geral? Quanto gira da alimentação? Qual o tamanho do volume médio de compra dos clientes? Quanto em volumes pequenos, transportáveis numa bicicleta?
Porque vocês não tem mais público indo para o shopping em bicicleta? O que isto tem a ver com o posicionamento do bicicletário?
Qual é a distância ideal de um bicicletário ou para-ciclo do destino final, no caso do shopping compras ou alimentação? Qual o tempo aceitável de deslocamento para um ciclista ser estimulado a ir comprar? 
Quantos ciclistas aceitariam o risco de parar a bicicleta fora do bicicletário para ganhar tempo?
Por que não ter paraciclos na área externa? A questão legal? E a inteligência para contornar problemas, onde fica? Pode-se estacionar até 20 bicicletas numa única vaga de carro? Quantos clientes por carro o shopping tem? 
Qual o interesse desperta os mais de 7.000 ciclistas/dia que passam pela ciclovia Faria Lima? Sei, nem todos são público alvo, aliás são poucos.

As empresas de estacionamento costumam ter uma visão imediatista e "prática". O que está acontecendo com as mobilidades demanda um outro olhar, principalmente por parte dos shoppings.  

agradeço a atenção 
Arturo Alcorta

Um comentário:

  1. É péssimo o bicicletário do shopping Eldorado. Longe de ser "um dos melhores da cidade". Dos que eu conheço é o pior! O sistema de trava próprio é hilário, ninguém usa. Quem já usou uma vez foi obrigado a chamar os seguranças para abrir pois o sistema simplesmente NUNCA funciona! A localização no segundo subsolo, outra piada. Denota bem onde deve estar o ciclista para esse povo. O melhor ou um dos melhores da cidade está ali perto, no shopping Iguatemi, esse sim, de tirar o chapéu!

    ResponderExcluir