quinta-feira, 16 de agosto de 2018

custo corrupção 3 X 9 custo problema em obras públicas

"O principal problema do Brasil é a corrupção" afirma categoricamente todo o povão mais o "não povão". Não é. Corrupção é um dos problemas do Brasil, mas nem de longe o maior deles.  
O Brasil perde 3 vezes mais do PIB com diversos problemas em obras públicas que com corrupção, ouvi na rádio e é o que se pode ler em vários artigos e estudos publicados. Custo de erro no projeto, construção, atraso na entrega da obra, obra inacabada... Não entra aí custos e prejuízos outros após a entrega da obra. Ou seja, 3 X mais que corrupção só no custo direto de obras. Quais custos indiretos? Congestionamento, acidentes causados por falha de projeto, perdas decorrentes de ineficiência funcional, durabilidade, geração de entulho ou resíduos para consertar... Garantia? Que garantia? Quem consegue acionar garantia de obra pública no Brasil? Quem tem interesse em acionar a garantia? Governo? Não. População? Acha porcaria normal, não faz ideia do que seja qualidade, muito menos garantia. Acha que não tem anda a ver com aquilo, que é coisa de corrupto... Corrupção, o conceito mágico para justificar tudo - e enganar todos.

 
Dois detalhes na foto acima, o remendo na calçada com cavalete e o asfalto refeito. Mais um detalhe: esta rua foi completamente reconstruída e inaugurada faz uns 6 anos. Arrancaram toda calçada, todo asfalto, toda brita, todos canos, tudo, e reconstruíram a rua do zero. A rua Eugênio de Medeiros de Medeiros, junto com boa parte do baixo Pinheiros, foi trazida para o século XXI brasileiro. Eu disse "brasileiro". Enterraram todos os cabos, refizeram todos os dutos e canos, calçadas bonitinhas... Fosse em qualquer país civilizado a rua Eugênio de Medeiros teria este perfil técnico desde o século XIX, ou seja, uns 150 anos antes. Com uma diferença: fosse em país civilizado teria projeto adequado, execução cuidadosa, deixaria mapas \ plantas precisas, teria garantia de obra longa (25 anos na Itália) que nunca seria acionada porque o processo todo teria sido trabalhado com total qualidade.
30 de setembro de 2012, a reconstrução já em estado adiantado  
Voltando a primeira foto e explicando os detalhes. O asfalto teve que ser quebrado em um longo trecho porque uma casa estava com problemas no esgoto, segundo contaram não corretamente ligado ao sistema de coleta (entenda como quiser). Na reconstrução esqueceram algo. O remendo na calçada (com cavalete) teve que ser feito ontem porque só agora, seis anos depois, vão finalmente retirar os postes e enterrar a energia e outros cabos, mas agora os operários não conseguem encontrar várias ligações das casas para o cabo de energia enterrado.
Esta obra pública, a extensa Operação Urbana Pinheiros, com uns 6 anos apresentando seguidos problemas não é novidade. Toda a vez que alguma prestadora de serviço tem que instalar ou mexer nos cabos enterrados acontece alguma coisa errada. Quando a prestadora de serviço é nova no pedaço eles tem que procurar onde estão passando os tubos enterrados. Os mapas existentes do subsolo são imprecisos, indisponíveis ou não existem? Não raro tem que quebrar a calçada. Isto em uma obra realizada faz 6 anos. Fora a calçada que já está se desfazendo em vários pontos. Isto para não falar sobre o concreto das ruas que já quebrou em vários lugares, principalmente nas tampas de bueiro. Fora o..., e o..., e... Uma intervenção imensa numa área extensa de grande circulação poucos anos depois numa condição triste. Deprimente!
Estou cansado de gritar no vazio. Garantia? Como se aciona a garantia de uma obra pública? Como se sensibiliza a administração sobre os problemas? 

Abaixo fotos de uma obra em Milano, Itália, durante as obras em 2015 e logo entregue ao público. Já escrevi sobre esta e outras obras em cidades civilizadas. Na segunda foto é possível notar a esquerda um desnível de 3 mm na tampa de ventilação, que foi corrigido, como se vê na terceira foto. E 25 anos de garantia. 

Corrupção é um dos nossos problemas, nem de longe o maior. Pensar desta forma pode nos fazer votar sem colocar na balança eficiência e qualidade, o real desastre deste Brasil horroroso que vivemos. 

obra em via de Milano, Itália, março de 2015

calçada em construção, Milano, Itália, março 2015

via pronta e entregue ao público em 2018. Garantia da obra: 25 anos
Um bom paralelo:
Bicicleta popular brasileira, as bem baratas, custam pouco e duram menos ainda. O segredo da história está em que o povão paga pouco, compra porcaria e tem que trocar várias peças logo em seguida, o que garante a sobrevivência de boa parte das bicicletarias e do setor. 
Primeiro, é uma sacanagem sem tamanho, ato de profunda má fé do mercado para girar mercadoria. 
Segundo, e ai sim um escândalo: não tenho números recentes, mas faz uns anos uma das concessionárias de rodovia de São Paulo afirmava que pelo menos 35% dos ciclistas mortos em acidentes a causa foi falha mecânica da bicicleta; ou seja, baixa qualidade.

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