quarta-feira, 20 de junho de 2018

Manifesto entregue aos candidatos a Prefeito até a eleição de 2008.

Do que foi pedido a todos candidatos a Prefeitura de São Paulo em até 2012 o que foi realizado? O que falta realizar? Como mudar a situação que temos hoje, esta foi a pergunta que me fizeram ontem, para a qual respondi que no meio desde baderna Federal que estamos vivendo me parece sensato parar de pensar no local, na sua cidade, e pensar no geral, no que se pode pressionar os futuros candidatos dos níveis Federal e Estadual, principalmente Federal, para mudanças que influam no âmbito das cidades. Dois exemplos: ter políticas prioritárias de longo prazo que não sejam mudadas a cada nova administração na Prefeitura, como a questão das águas. Ou proibir que o CONTRAN fique sem presidente e sem reuniões por um ano, como aconteceu a pouco tempo. 

Esta eleição que está por vir é crucial para todos. Melhor focar nela e dar um tempo com outras questões.

Manifesto para a Viabilização do Uso de Bicicletas e outros Modos de Transporte Não Motorizados para o Município

POR UMA POLÍTICA MUNICIPAL PARA NÃO MOTORIZADOS


Sobre o número de ciclistas e bicicletas nas cidades brasileiras

A bicicleta deixou de ser só um meio de lazer, esporte ou brinquedo e se tornou definitivamente uma opção de transporte.

Nestes últimos anos o número de ciclistas circulando pelo Município não pára de crescer, seja por questões de praticidade, economia ou por causa das deficiências do transporte público. Cresce seu uso, independente da faixa etária, sexo, condição social, econômica e da ausência do Poder Público no implemento de melhorias e ordenamento garantido em Lei.

Há uma imensa demanda reprimida de usuários da bicicleta, o que pode ser comprovado nos fins de semana, quando a frota de bicicletas na rua aumenta sensivelmente. Somente um terço das bicicletas existentes no país saem às ruas.

Sobre o traçado urbano e a topografia, e o uso da bicicleta:

O trânsito denso e pesado na cidade está concentrado em avenidas e vias expressas específicas o cria ilhas de tranqüilidade no interior do bairro, o que pode ser usado como excelente opção de caminhos alternativos voltado para ciclistas e outros não motorizados.

A desculpa da topografia acidentada já não constitui problema porque a maioria das bicicletas é dotada de marchas, o que permite vencer com certa facilidade até aclives acentuados. Isto faz com que o padrão técnico de declividade para uso de bicicletas existentes hoje seja outro.

A bicicleta é veículo ideal para pequenas e médias distâncias, muito eficiente até 4 km. Tem uma média de velocidade urbana entre 12 e 18 km/h, dependendo do número de semáforos. Sua aceleração e manutenção de velocidade tornam incompatível o convívio do ciclista com trânsito de vias expressas. Portanto é dentro dos bairros e suas ruas tranqüilas onde há a situação mais apropriada para estabelecer o uso da bicicleta.

Pensada com inteligência a bicicleta traz notáveis benefícios para o seu usuário, para a comunidade local e para a economia da cidade como um todo. Bicicleta abre as portas para um desenvolvimento urbano mais justo para todos os outros não-motorizados.
O uso da bicicleta transforma e educa para a vida.

A vida do ciclista e dos não-motorizados hoje

Não resta dúvidas que o uso da bicicleta está e continuará crescendo, independente da presença ou vontade dos Governos, o que positivamente não é uma situação ideal.  A conseqüência disto está nas poucas estatísticas que mostram o aumento de problemas.
O descuido beira o inaceitável.
Não é de interesse dos ciclistas e menos ainda de toda sociedade que, por descaso do poder público, haja mais um veículo gerando conflitos em vias que já estão no seu limite.
Esta situação pode apagar a imagem simpática que a bicicleta ainda tem, o que só faria piorar a situação.

Pela ordem e o progresso respeitando todos direitos.

Urge respeitar direitos e cumprir a Lei, fazer presente o poder público em suas obrigações com relação aos ciclistas e todos demais não-motorizados.
É conveniente abrir canais de comunicação e obter colaboração de ciclistas e outros não-motorizados experientes para a solução dos problemas.

Quem não usa veículos motorizados se encontra abandonado. É necessário rever a política de transporte para que esta inclua e integre todos os modais de transporte.

Infelizmente, parece ser necessário lembrar que todo cidadão tem direito à mobilidade, ao compartilhamento do espaço destinado ao trânsito, à saúde pública, à redução de acidentes, à preservação do meio ambiente, enfim, ao respeito e a dignidade.
É absolutamente impossível continuar negando a existência da bicicleta, do ciclista, do cadeirante, do deficiente, do pedestre e de todos outros não-motorizados.


Por uma política de trânsito democrática.

Pela criação de uma política de mobilidades amplamente inclusiva.



 Pontos básicos de reivindicação:

Para todos:
1.    pedestres!: lembrar sempre que nós todos somos pedestres!
2.    iniciar política voltada para todas as mobilidades.
3.    respeitar os direitos de menores, idosos e não motorizados
4.    inclusão a curto prazo de deficientes (15% da população)

Para o estímulo ao uso da bicicleta:
  1. Levantamento geral da situação atual:
  2. Mapeamento feito sob o ponto de vista do ciclista
  3. Campanha Educativa
  4. Educação para o Trânsito voltada para Crianças e Adolescentes
  5. Bicicletários, pára-ciclos e estacionamentos
  6. Criação de órgão responsável pelas bicicletas e não-motorizados para o Município e área Metropolitana
  7. Dar treinamento específico para policiais e técnicos
  8. Criação de Polícia-ciclística
  9. Formação de orientadores / professores de segurança ciclistas
  10. Banco de dados específico
  11. Contato com entidades representativas de motorizados
  12. Rever Leis e tomar providências necessárias
  13. Levar em conta todas alternativas - não restringir-se a ciclovias
  14. Planejamento e execução de projeto melhorias: Ciclo Rede
  15. Colocar na rua orientadores / professores de segurança no trânsito voltados para o ciclista comum, que trabalhem pedalando e vivenciando os problemas da bicicleta; educação + pesquisa = banco de dados = segurança = menor custo
  16. Cadastramento e controle imediato das bicicletas profissionais – bicicletas de carga / entrega, definindo responsabilidades.
  17. Criar facilidades em estradas que cortam o Município.
  18. Criar áreas de treinamento esportivo
  19. Definir responsabilidade legal sobre a criança ciclista e uso de calçada
  20. Definir regras de uso em parques e espaços públicos






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