sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Futuro de uma grande cidade com metro precário

Aqui está um cenário possível (continuando a deixar o metro se deteriorar): Nova York não vai morrer, mas vai se tornar um lugar diferente. Isso acontecerá lentamente, quase imperceptivelmente, por anos, obscurecido pela prosperidade do segmento da população que pode evitar o trânsito em massa. Mas gradualmente, um metrô desagradável e pouco confiável terá um efeito em cascata sobre o relacionamento dos nova-iorquinos com sua cidade. Cada vez mais, iremos recuar; as possibilidades infinitas de Nova York diminuirão quando as distâncias entre bairros parecem crescer. Com o tempo, as empresas escolherão mudar para outro local, para cidades onde o trânsito público é melhor e a habitação é mais barata. Isso irá deprimir valores imobiliários, o que tornará a habitação mais acessível no curto prazo. Mas também diminuirá o crescimento e o desenvolvimento, o que reduzirá as perspectivas de emprego e esgotará a base tributária de Nova York, limitando sua capacidade de proporcionar aos cidadãos que dependem de suas instituições públicas para oportunidades. O fosso entre ricos e pobres se ampliará. À medida que a densidade da cidade se dissipa, também a energia econômica dela também. A inovação acontecerá em outro lugar. Nova York será apenas uma cidade.
Provavelmente quem tem certa idade e é paulistano pode ler o texto acima como nossa história dos últimos 30 anos. São Paulo vem se deteriorando lentamente por conta da falta de investimento nos transportes públicos, em especial no metro e em veículos leves de transporte por trilhos. 
O texto foi tirado (e traduzido pelo Google) de um logo artigo sobre a condição atual e o futuro do metro de NY e da própria NY publicado no Magazine do Jornal NY Times - The case for the subway . É longo, denso, investiga e analisa várias questões direta e indiretamente ligadas ao metro em si. Deveria ser leitura obrigatória não só para paulistanos, mas para todo cidadão que viva em cidade grande. 
O resumo da ópera é que devem fazer uma reforma geral, quando não reconstrução, de todo metro de Nova Iorque, um projeto de mais de U$ 100 bilhões e mais de uma década de trabalho. Ou faz ou faz, simples. Não há outro caminho.
É hora de olharmos para frente. Este artigo do NY Times é preciosa referência para quem quer reconstruir nosso país, nossas cidades, nossas vidas.

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