terça-feira, 23 de maio de 2017

mais que uma questão de cidadania...

Espanha, mais de 60 milhões de turistas\ano, 14% PIB

Andalucía, 

Córdoba, 329.000 habitantes, 20 museus
Museu Julio Romero Torres - http://museojulioromero.cordoba.es/?id=1 
Mesquita Catedral de Córdoba - https://mezquita-catedraldecordoba.es/ - uma das principais obras arquitetônicas do planeta - embasbacante!
e ...

Málaga, 569.000 habitantes, 36 museus - 27 museus nos guias de turismo
Museu Carmen Thyssen Malaga - http://www.carmenthyssenmalaga.org/en/
Museu Picasso Málaga - http://www.museopicassomalaga.org/ - está com a exposição Bacon, Freud e a Escola de Londres, coisa para raros museus do planeta.
Museu de Málaga - http://www.museosdeandalucia.es/cultura/museos/MMA/ - umas 3 vezes o tamanho do MASP, com uma coleção maravilhosa de pintores espanhóis
Centre Pompidou Málaga - http://www.centrepompidou-malaga.eu/
e ...

E o... Brasil?
São Paulo, principal cidade do país, mais de 12 milhões de habitantes, um dos PIBs mais altos do mundo...
Como estão nossos museus e patrimônio histórico? 
Como está nossa cultura?

Abaixo o editorial da revista Beaux Arts sobre presidentes, a política de cultura na França e sua importância na macroeconomia.
Temos que sair desta baderna que o país está atolado e para isto é bom que se pense em prioridades, passo a passo. Dado o caos que nos encontramos não tenho dúvida que cultura não está entre os primeiros passos, mas creio que ninguém tem dúvida que educação, portanto cultura, deve estar entre futuros e inevitáveis passos para de fato se ter um Brasil que queremos. 
Ler este editorial prova, mais uma vez, outra vez mais, que nosso abismo é muito maior que temos certeza. Dá 'pistas' do porque a França tem a política de cultura que tem.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário