quarta-feira, 31 de maio de 2017

Abismo entre a realidade e o futuro

Faz mais ou menos um ano refiz o telhado de meu apartamento. Troquei as péssimas telhas onduladas de cimento alguma coisa (amianto?) por telhas termo - acústicas, a melhor coisa que poderia ter feito, o que recomendo a todos. O apartamento de último andar não é mais um forno ou uma geladeira. Ficou uma delícia. 
A empresa que realizou o trabalho mostrou um profissionalismo bem acima do padrão brasil (padrão este que merece um b minúsculo) de construção civil. Já recomendei-os para outros.
Ontem um funcionário do edifício me avisou que havia problemas com o telhado. A manta isolante de vazamentos entre a parede e a calha se soltou. E mais umas besteiras. Mandei a notícia, com fotos, para o responsável pelo trabalho no telhado. Ai a conversa descambou para a normalidade da terra brasilis. 
A primeira questão é como uma obra realizada com bons profissionais (acompanhei in loco a obra) pode em menos de um ano apresentar qualquer problema? Erro deles ou baixa qualidade do material? Um pouco de cada? Aposto numa balança pendendo para o mau material, problema crônico do Brasil. Repito: uma calçada em Milão tem que durar 25 anos. Aqui? Você me o diga.
O outro ponto que chama atenção foi a conversa que tive com o responsável pela obra no telhado, que considero um cara de bom nível, sério, educado, mas brasileiro, sim brasileiro. Não vou repeti-la aqui, mas como sempre aponta para o abismo abissal que temos em relação ao que o brasileiro até de certo nível entende por qualidade, durabilidade, custo \ benefício..., enfim estas coisas básicas, estúpidas, minímas, que fazem de um país uma nação ou paiseco de terceiro mundo que acha, dentro de sua imbecilidade, que será um país do futuro. Espera sentado e próximo de uma cama. Deste jeito jamais,.
Como bem disse um comentário neste blog sobre minhas lamentações: "Pare de reclamar e ache soluções". Confesso que não sei, não consigo achar um caminho, não durmo pensando como agir, o que fazer. Como reposicionar um país? Como fazer milhões de pessoas entenderem que via de regra 2+2 tem que dar 4, só pode dar 4, e que a história prova que os que duvidaram desta matemática básica foram empobrecendo, empobrecendo, empobrecendo... Confesso que não sei. E gostaria de saber e trabalhar numa mudança.
Calçada e calçamento em pedra portuguesa, Lisboa.
Estranho, aqui se diz que calçadas em pedra portuguesas dão problemas rapidamente.

2 comentários:

  1. Vcs falaram "amenidades" sobre a terra brasilis e esqueceram q ela se movimenta. A terra, a madeira e mts outros materiais q se movimentam, q se retraem e se dilatam com frio e ou calor. Acredito q por isso o conserto q durante um ano deu certo, agora está dando problemas. E vc reclamando e não achando ou não encontrando a solução, pra variar. Acho, q neste caso específico, talvez eu possa ajudar pq tive problema parecido e foi solucionado a pelo menos uns 8 anos atrás. e espero q continue assim. Se houver interesse posso explicar o que foi feito. Me avise.

    ResponderExcluir
  2. Creio que a engenharia Brasileira já tenha as respostas para estas voltas do planeta. E, desculpe se estou errado, mas pelo que vejo por ai as obras particulares não apresentam TANTOS problemas como as obras públicas.

    ResponderExcluir