sábado, 20 de maio de 2017

A opção pelo carro preto

Um dia virou moda no Brasil ter carro preto. Sempre achei estranho porque carro preto era a cor oficial dos carros do poder público, o que naquela época era símbolo de coisa errada, jeitinho, corrupção, do que lutávamos contra. Era de se estranhar também porque vivemos em um país tropical, portanto (para quem não sabe) com clima quente, e preto é a cor que mais absorve calor. Ar condicionado em carro era coisa rara, cara, de gente poderosa; a maioria fervia dentro de seus carros pretos. A moda virou mania e colou.
Tínhamos acabado de sair de uma ditadura (dentadura) e nela o gosto popular era por carros coloridos, alegres, descontraídos: azul calcinha, verde abacate, vermelho malagueta... E aí entramos nesta democracia que hoje mostra suas horrorosas entranhas com o maior sonho de consumo justamente o símbolo dos "autoritários e poderosos". Vai lá entender. 
Poderia dar outros exemplos, mas creio que sejam bastante óbvios, basta pensar.




Não é de se estranhar que no meio desta luta de toda sociedade contra qualquer segregação a luta do cicloativismo tenha seja exatamente a segregação da bicicleta em todas as vias da cidade, mesmo onde não faz sentido ou não é necessário.

Outro dia ouvi algo que pode ser traduzido como "o tecnicamente correto não atende necessariamente aos parâmetros da ideologia", ou seja, melhor guiar-se pela ideologia do que pela lógica e bom senso. Desculpe, mas não consigo chegar lá; não entendi.

"Nem um centímetro a menos (de ciclovias)" é o slogan de luta de boa parte dos cicloativistas. E nestes termos "retomaram", ou retornaram, como queira, a ciclovia da rua Dr. Fausto de Almeida Prado Penteado, pirambeira em curva por onde dizem que passam ciclistas (só vi coxinhas domingueiros vestidos de franga pedalando bicicletas nada populares). Poderia até ser caminho para uma comunidade próxima vizinha ao Shopping Cidade Jardim, mas como acredito na inteligência e bom senso de seus moradores, acredito que eles prefiram o caminho plano e mais rápido pela calçada na marginal, onde se pode ver vários ciclistas e pedestres a qualquer hora do dia. A mesma calçada que a administração Haddad deixou durante boa parte de seu mandato tomada por mato e lama, intransitável, obrigando seus moradores caminhar no asfalto expresso. Denunciei o fato aqui.
"Nem um centímetro a menos" justamente num bairro coxinha, não uma coxinha qualquer, mas coxinha da cozinha do Restaurante Fasano? Eu sei; "Vocês são a verdade, a revolução, o futuro"? É mesmo? Desculpem, mas prefiro o diálogo, prefiro o passo atrás em nome do acordo social. Eu prefiro a paz.

O carro preto em país tropical é símbolo de prepotência, de falta de inteligência. Os tempos são outros, a vida mudou, as prioridades também, mas a bicicleta de dias atuais lembra tanto os carros pretos....

3 comentários:

  1. Como vc é preconceituoso. Deixe as pessoas serem felizes, cada um dentro das suas medidas, dentro dos seus padrões. O importante é se sentir bem, ser FELIZ.
    ...Coxinhas domingueiras vestidos de franga...
    ...não um coxinha qualquer... Como vc julga as pessoas, senhor dono da verdade e julga c muita facilidade.

    ResponderExcluir
  2. Nunca chamei ninguém de coxinha, mas no texto vale o uso. É um politicamente incorreto tirando sarro dos politicamente corretos. Até porque eu mesmo devo me encaixar nos coxinhas... ou não; sei lá. Ser ou não ser, eis a questão.
    Uma coisa digo: dado tudo que está acontecendo eu me sinto cada dia menos biker. Aliás, nunca fui. Para mim é bicicleta, ciclista.
    beijos e abraços

    ResponderExcluir