quarta-feira, 8 de junho de 2011

Roubo bobo e o BO eletrônico burro

O Estado de São Paulo
São Paulo Reclama


Enquanto eu tirava uma soneca entrou alguém em minha casa, pegou um pouco mais que R$ 70,00 de minha carteira e meu celular, um modelo muito velho. Quem quer que tenha sido foi de grande ousadia porque o fez a menos de 5 metros de onde eu estava. Só vim perceber que havia sido de fato roubado quando fui pagar o pão e encontrei a carteira vazia. Até então estava tentando lembrar onde havia deixado o celular. O ladrão entrou e saiu de minha casa sem deixar vestígios na hora do almoço, quando a rua está cheia, o por quilo da casa vizinha está muito movimentado. Na mesma mesa onde estava carteira e celular havia também uma máquina fotográfica, meu relógio, o cartão de crédito e mais outras pequenas besteiras. Situação estranha que, juro, pensei ser molecagem de algum amigo.

Logo que ficou clara a situação sentei no computador e gerei um B.O. eletrônico. Acredito que a população tem a obrigação de informar a Polícia para que esta tenha dados, através do Infocrim, e assim ajude a melhorar as ações da segurança pública. Tenho absoluta certeza que ou todos temos segurança ou ninguém tem. E acredito que mesmo um fato bobo como o acontecido deve ser comunicado porque tanto pode ter sido só um pé de chinelo oportunista, como um olheiro que entrou para ver o que há dentro da casa. Tem havido alguns roubos na minha rua, que só soube depois do fato, e acho crucial comunicar as autoridades.
Para meu espanto recebi uma mensagem de volta comunicando que o acontecido, pelo fato de ter sido dentro de minha casa, não pode ter Boletim de Ocorrência eletrônico, mas demanda que eu compareça a uma Delegacia para fazer o B.O. pessoalmente. Ops!!! Assim minha cidadania fica indecisa. Como mostraram várias matérias, de vários canais de TV e jornais, há uma grande possibilidade que eu tenha que torrar algumas horas numa delegacia. Ai fica a pergunta ao Senhor Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo (que vem fazendo um bom trabalho): não dá para simplificar?
Acredito de fato que a única forma de frear este estado de guerra que temos no país é através de um sistema de segurança baseado na inteligência onde a população colabore sempre. Com o tempo exíguo de nossas vidas fica difícil ir até uma delegacia, que tem a pecha de demora e precariedade de atendimento, para comunicar um roubo de pé de chinelo. Tenho minhas boas razões para me perguntar qual será a boa vontade dos que atendem com um fato tão pequeno quando sempre há casos que os policiais dizem mais importantes?
O que o caso faz transparecer é que não há estrutura na Polícia para fazer da Internet a poderosa ferramenta que de fato é. Prefiro gastar meu tempo aqui escrevendo este meu protesto. Vou colaborar sempre para a segurança de todos, que é meu dever cidadão, mas espero para isto haja vontade ou boa vontade de parte do Poder Público em ouvir.

Um comentário: