quarta-feira, 17 de julho de 2019

erros de técnica de pedal

O que é conduzir bem um veículo? Para quem teve sempre uma ligação próxima com automobilismo de competição a resposta é relativamente fácil. Envolve uma série de fatores que podem ser resumidos em ter um veículo em prefeito estado de funcionamento e usar de técnicas de condução corretas, o que por sua vez quer dizer respeitar a máquina, sua condição física e psicológica e finalmente o ambiente onde você está. Prever correto, olhar correto, pensar correto, agir correto; parafraseando princípios do Budismo. Quem respeita estas regras dificilmente se envolve ou é responsável por acidentes.

Qualquer veículo mal conduzido é perigoso. E não tenha dúvida que é, principalmente em veículos de equilíbrio precário como bicicletas. No pedal é crucial respeitar regras básicas ou se acaba no chão. O exemplo mais simples: saber parar corretamente a bicicleta; ou seja, frear com suavidade e manter os pés bem apoiados nos pedais até a bicicleta de parar por completo. Segundo médicos de PA (Pronto Atendimento, o antigo Pronto Socorro) o número de crianças acidentadas por não saber parar corretamente a bicicleta é grande. Acaba sendo a mesma situação que quando desce do skate em velocidade. Chão feio!
Amo pedalar e como qualquer ser humano normal prezo não tomar tombo ou sofrer acidentes. Enquanto estou pedalando fico atento a minha qualidade de pedal e a meus erros. Pedalo seguido a 42 anos e sei que tenho muito a aprender. Li muito. Não tive vergonha de ouvir recomendações e até mesmo broncas de ciclistas profissionais respeitados, e de seus técnicos. Por sorte tive uma preciosa base técnica vinda do automobilismo (e motociclismo) que me ajudou muito. Boa parte das técnicas são aplicáveis para todos tipos de veículos. Antecipação, suavidade e respeito aos limites são as mais preciosas.
É impressionante a baixa qualidade de pedal dos ciclistas normais que circulam pela cidade, aqueles que pedalam para se transportar e os que pedalam por lazer. Infelizmente a maioria não aceita que você fale "a" sobre qualquer problema, até mesmo os mais gritantes. Pena. Ou triste, muito triste. 

Quanto mais sei, mais sei que nada sei.
Sou humano, brasileiro, tenho ego como todos, sou um tanto cabeça dura, em parte por minha larga experiência. Mas a cada dia tenho mais certeza que nada sei, e este é o bom caminho para tentar pedalar cada dia com mais qualidade.

Bom pedal

Nenhum comentário:

Postar um comentário