quinta-feira, 28 de setembro de 2017

A história da humanidade e o paralelo da caça às bruxas

Somos e sempre fomos todos humanos, esta "coisa" não muito dignificante que está, principalmente em países retardados como o nosso. Iguais é o resumo em uma única palavra que se tem da história da humanidade depois que se lê a história real das bruxas, feiticeiras, bruxos e feiticeiros, e variantes. 
Porque se interessar pelo tema "bruxas" é a pergunta que mais ouço, e a resposta é muito simples: é a história (real) de uma pequena, mas importante, parte das mudanças comportamentais rumo ao que hoje chamamos de civilização e sua pretensa liberdade de viver e ser. 
A história é sempre a versão dos vencedores ou os que tem ou estão com o poder na mão. Quando comecei a ler a história da bicicleta descobri não só mais uma história esquecida ou escondida, mas várias versões da mesma história. Bicicleta simplesmente desapareceu, ou esteve desaparecida, da história dos transportes, das mudanças urbanas, comportamentais, esportivas e sociais, em particular no que toca a história das mulheres. Dai foi um passo para ter interesse na história das mulheres, e porque não das bruxas, as diferentes, fora do contexto social. Interessante é que mesmo o pessoal geração Black Sabbath / Ozzy Osbourne se assusta quando digo que estou lendo sobre bruxas. Deveria ser leitura obrigatória - história real embasada em documentos, como deste livro. Pouco a ver com a versão romanceada. Depois da leitura não tenho medo de dizer que gostaríamos de nos transformar em uma sociedade de aquellares. Ou de inquisidores. A saber, doentes mesmo eram os da inquisição e os caçadores de bruxas, como os são hoje que estão ai e me assustam. 
Para quem quer saber a história das mulheres "bruxas" recomendo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário