terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Carnaval de São Paulo. Carnaval?

Já participei de vários carnavais. Ganhei gosto aqui em São Paulo. Fui várias vezes para o Rio de Janeiro onde vi e participei muito timidamente de blocos, tive a sorte de ver o último ano da Rio Branco, e cheguei até a desfilar numa escola grande do grupo de acesso. Morei em Olinda e vi maravilhado o pré carnaval da cidade, que na época era ainda pureza e diversão familiar só. O carnaval em si de Olinda de 1986 foi de arrepiar, só estando lá e naquela época para entender. Depois do Bacalhau do Batata, que conheci pessoalmente, saia o A Jaula, bloco dos que haviam passado o carnaval presos por bebedeira, briga e outras besteiras (?!?). E para terminar, na meia noite de quarta-feira de cinzas saía "A Bruxa", na verdade o boneco da Menina da Tarde maquiada, com um nariz horrível, roupas pretas, chapeu e um cigarro de maconha de quase um metro de comprimento na boca - lógico aceso. Na quinta-feira de manhãzinha tinha gente chapada dormindo no meio de boa parte das ruas de Olinda. Dava seguir exatamente o trajeto da Bruxa pelos feijõeszinhos jogados dormindo nos paralelepípedos. E outras histórias mais. 


Participei fantasiado de clóvis (ou bate bola) aqui em São Paulo; fui a clubes, vi as escolas de samba na Tiradentes e no Sambódromo...
Não sou de ficar pulando o tempo todo, mas sei bem o que é carnaval, aquele que bate no coração. Até um poste fica contaminado pela boa alegria.

 Fico feliz, muito feliz, com a explosão que o carnaval paulistano teve. Bloco para tudo quanto é lado, muita gente na rua, muita gente mesmo. Mas...
Moro próximo do Largo de Pinheiros e circulei um pouco. Hoje fui até o Centro. Sempre muita agitação, muito zum zum zum, mas pouco samba no pé, frevo, pulação baiana. Muita bebida e celular na mão, bem pouco carnaval. Bem mais tranquilo do que esperava. A bem da verdade xoxo. 

Este ano São Paulo, Sampa, ganhou espaço nacional no carnaval. Foi a bola da vez. Bravo. Agora precisa contradizer Vinícios de Moraes que disse que "São Paulo é o túmulo do samba..." Vamos lá minha gente! Samba para frente! Samba! Tivemos uma bela festa... um bom começo.

Fiquei hiper feliz por ver o pequeno carnaval dos Bolivianos no Memorial da América Latina. Lindo, mágico, puro, consistente. Pena que não saiam pelas ruas da cidade. Merecem mais atenção.










Nenhum comentário:

Postar um comentário