Peguei o primeiro fim de semana de sol depois do que os canadenses dizem ter sido um inverno muito duro. Pelo frio que fez no meu primeiro dia aqui posso bem imaginar o que tenha sido. Montreal é muito calma. Movimento mesmo so mesmo no centro e em hora de trabalho e comercio aberto. Boa parte da vida acontece nos internos, pequenos shoppings que ficam embaixo ou entre edificios. Fora dali até nossas cidades mais calmas parecem ter mais vida.
A quantidade de bicicletas por todas as partes de cidade é muito grande, principalmente pressas a postes, parquimetros, grades e outros. O numero de ciclistas circulando também é grande, bem mais visivel que em Sao Paulo, por exemplo. Ha muito ciclista usando fixa, que é tao moda aqui como ai. Muitas hibridas, uma boa quantidade delas ainda modelos classicos, construidas em tubos de aço de pequeno diametro e chiquérrimas. As femininas com paralamas em especial. Tem ciclista para todos os gostos, exatamente como pelas nossas paragens. É coisa de nos americanos. Na Europa o que se ve é ciclista com roupa de trabalho; muito raramente um ou outro com roupa de franga (roupa de ciclista, como chamamos em Sao Paulo).
Sabado a tarde a cidade ficou cheia de vida nas ruas, mas foi no domingo que a festa foi para valer. Ha uma quantidade grande de ciclovias e ciclofaixas implantadas pela cidade. Montreal é de fato uma cidade amiga da bicicleta e o pessoal para valer usa o que ela oferece. Nao tem aquela coisa de ter hora para abrir e fechar como nas nossas ciclofaixas ou ruas fechadas. Esta implantado e pronto. Ha que se reconhecer que as ruas e avenidas sao muito mais largas, o traçado urbano é quadriculado, e ha espaço para implantaçao de melhorias para os ciclistas, o que é fato raro nas cidades brasileiras.
As rotas que passam vao ao centro sao sempre muito usadas. Mas neste domingo ensolarado, depois de longo inverno, o pessoal mostrava na cara o prazer de sair para pedalar por toda a cidade. ( http://www.voyagezfute.ca/velo.asp?lng=1 ). E que prazer! Nao que seja tudo perfeito. Os problemas sao praticamente os mesmos aqui e ai. Chega nas esquinas o pessoal daqui no geral para o ciclista passar, mas por um milagre nao vi um ciclista ser pego por tras por um carro virando a direita. E outro ciclista que teve que freiar brusco para nao entrar no meio da porta do carro que cortou a frente. Ha semaforo para ciclistas e e pedestres em praticamente todas as esquinas, o que faz uma grande diferença, mas é logico que ha os ciclistas que furam. No andar da ciclovia tem pai e mae com criança pequena quase sendo atropelados por pseudo-ciclistas com suas possantes bicicletas road que acham que aquele espaço é para treinar. Enfim, é muito parecido com que vivemos por ai.
Bacana mesmo foi ter pedalado no circuito Gilles-velleneuve, onde acontecem as corridas de Formula 1. Sao duas ilhas, a do circuito e uma que fica paralela. Infelizmente praticamente tudo ali so começa a funcionar em Junho. Na primeira ilha ha um belo parque aquatico, um restaurante e a maravilhosa Biosfera - http://www.ec.gc.ca/biosphere/ . Criada para a Expo Mundial de 1967 é hoje o simples, divertido, e atrativo Museu do Meio Ambiente, este sim aberto a visitaçao. Na segunda ilha, a do circuito, estava acontecendo uma corrida de bicicletas estrada para deficientes. Para se ter ideia, um deles, que fez a ultima volta junto com o pelotao de ponta, nao tem uma perna e o braço do lado oposto. Queria eu ter o sprint dele. Correu junto duplas em tandem. E o bacana é que o circuito nao foi fechado para os outros ciclistas, das crianças aos que queriam treinar. Para nao atrapalhar a prova, so foi necessario respeitar a passagem orientada em duas barreiras. Me chamou atençao que o circuito é muito mais estreito e tem um asfalto muito menos abrasivo que Interlagos. Pedalar no Gilles é uma delicia.
Todas as pontes tem espaço especial para ciclistas e pedestres. Todo sistema cicloviario esta interligado. A nao ser por uma outra obra temporaria, o ciclista tem fuidez. Os mapas de todo o sistema cicloviario pode ser encontrado em qualquer da muitas bicicletarias. A maioria delas tem bicicletas para alugar, mountain, hibridas e até mesmo road bikes. Ha ainda as "Bixi", http://www.bixi.com/ , o sistema de bicicletas comunitarias recem implantado. Nao que tudo seja uma maravilha. Por incrivel que possa parecer o asfalto das ruas esta numa condiçao ruim, com muitos buracos. As ciclovias tambem nao estao todas bem conservadas. Circular no meio dos carros é facil porque ha educaçao e principalmente respeito a lei. Nao so isto. O transito no geral é muito mais organizado, muito menos intenso, o que faz tudo menos tenso. Resultado de uma cidade mais calma. Cidade mais calma, sociedade mais calma, pedalar mais calmo.
O que impressiona é a qualidade do ar. Aqui, assim como na Europa, mesmo no meio do transito pesado voce consegue respirar sem problema. No fim do dia a gola da camisa esta limpa e a roupa nao fede. Muito diferente de Sao Paulo, Municipio, que ja tem um sistema de controle de qualidade das emissoes. Quando comparado com o ar de outras cidades é um choque. É simplesmente inacreditavel que nos aceitemos o ar que respiramos. Nojento!
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