Uma pedalada na Broadway, do Central Park até a Union Square. Há 10 anos esta foi uma das avenidas com maior trânsito de veículos motorizados de NY. Ela cruza Manhattan de norte a sul em diagonal. Simplesmente mudaram o uso do espaço urbano e a vida continua - mais humana e melhor.
Se quiserem fazer uma comparação entre no Google Earth, no street view do Times Square e no cruzamento da 5th Av com Broadway. As imagens são datadas de 01 de Outubro de 2006, portanto tem 5 anos. Desculpem senhores e senhoras, mas São Paulo é uma vergonha. O que estão fazendo agora aqui é um tremendo engana bobo. Ou "Me engana que eu gosto". Como queira.
Calçadão x acalmamento de tráfego
ResponderExcluirQuando, na década de 70, foi implantado o calçadão no centro de São Paulo, muita gente duvidou que ruas extremamente movimentadas poderiam simplesmente não ter mais nenhum automóvel.Apesar dos problemas, foi possível. Mas existem alguns pontos que deveriam ser melhorados. De acordo com a pesquisa do Viva o Centro (ver http://www.vivaocentro.org.br/noticias/arquivo/propostas04.htm) os problemas apontados pela população e pelos proprietários foram, por exemplo:
1. Distância muito grande de alguns lugares de calçadão ao acesso por veículos para carga-descarga. Algumas empresas se mudaram por isso.
2. Distância grande de alguns pontos para o percurso a pé.
3. Camelôs nas vias.
4. Buracos.
5. Moradores de rua.
6. Falta de banheiros públicos.
7. Lixo.
8. Assaltos.
9. Iluminação.
Se, no entanto, for adotado o acalmamento do tráfego com ciclovia - uma espécie de meio-termo entre o calçadão e a via para automóveis comum - poderemos evitar muitos dos itens ruins apontados na pesquisa.
O acesso de veículos para carga e descarga fica preservado; o acesso de automóveis para pessoas que, por qualquer razão, não podem ou não querem andar a pé ou de bicicleta é permitido; como ainda existe fluxo, o camelô não consegue se instalar.
Só resta, nos problemas como "lixo", "moradores de rua", " banheiros públicos", mais ação do poder público. E, é claro, necessitamos mais transporte subterrâneo.