terça-feira, 25 de janeiro de 2011

World Bike Tour e Ciclo Faixa de Domingo fechada

25 de Janeiro de 2011. Hoje, dia de seu aniversário, São Paulo teve seu mais importante evento de bicicletas, o World Bike Tour. O evento está melhorando a cada ano em vários aspectos: organização; bicicletas mais bem desenhadas, montadas e ajustadas; familiaridade e tranqüilidade entre os participantes. Você pega a bicicleta e vai da Ponte Estaiada até a USP onde está a chegada e termino do evento. A volta para o ponto de partida este ano teve a opção de ser pela própria Marginal Pinheiros, o que ajudou muito. Nos trens da CPTM foi avisado que em caráter excepcional seriam aceitas mais bicicletas que o normal no último vagão de cada composição. Mesmo assim o ponto crítico deste grande evento paulistano continua sendo a dispersão depois do termino do passeio. São 8 mil ciclistas afluindo para um mesmo local - e saindo dele - o que configura uma grande operação de trânsito, portanto de segurança.
 
O que muitos se perguntaram é porque a Ciclo Faixa de Domingo, dois dias depois de sua inauguração, em pleno feriado e tão necessária para a segurança daquela massa de ciclistas, estava inativa. Por que pelo terceiro ano seguido os ciclistas foram deixados a própria sorte nas ruas. A responsabilidade pela segurança no trânsito, inclusive do ciclista, cabe, por lei, à CET. Duvido que a ordem de não operar a Ciclo Faixa de Domingo durante o evento tenha partido do Prefeito e Secretários. Menos ainda do patrocinador do evento e Ciclo Faixa, que é o mesmo. Esta é mais uma demonstração que a prioridade continua sendo a fluidez do trânsito de veículos motorizados (mesmo em um feriado destes). Oferecer segurança, prevista em lei, aos ciclistas é secundário. Em domingo ensolarado, assim como esta manha de Word Bike Tour, a Secretaria de Esportes do Município diz circularem pela cidade 700 mil ciclistas. Depois do evento o número de ciclistas circulando à esquerda nas avenidas, marcadas ou não pela Ciclo Faixa, era grande, incluindo muitas famílias com crianças. Não havia ninguém para orientá-los sobre o grande perigo e a contravenção que estavam cometendo. Local de ciclista é no bordo direito da via (Art.: 247 - Código Brasileiro de Trânsito). Parabéns a organização do belo evento. Parabéns ao pessoal da Bicicletada, que prestou ótimo serviço cidadão como "Bike anjos", ou seja, mostrando o caminho mais seguro á massa de desorientados que queriam pedalar seguros de volta para suas casas.

2 comentários:

  1. Arturo,

    Pequena correção. A galera da bicicletada estava presente ajudando a pedalar a galera até em casa! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Arturo, sou o rebocado da foto acima, nem pude agradecer a super ajuda que vc e o gati me prestaram...putz foi d+. Obrigadooooo..ano que vem tem mais. se puder me envie as fotos..tenho uma de vc no chão...kkkk...abração.

    ResponderExcluir