quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Ciclofaixas no Alto de Pinheiros - Av. Diógenes Ribeiro de Lima

Ciclofaixa na Av. Diógenes Ribeiro de Lima
Tirem suas conclusões


Av. Diógenes Ribeiro de Lima a uns 500 metros do Cemitério da Lapa. Ciclistas circulam pela área, tenho amigos ciclistas que mora por lá, inclusive Teresa D'Aprile que está sempre bem informada, e nunca ouvi uma palavra sobre acidente envolvendo ciclista. O convívio com os motoristas é tranquilo.


Av. Diógenes Ribeiro de Lima e ponto de ônibus


Av. Diógenes Ribeiro de Lima e ônibus parando no ponto. O embarque / desembarque foi demorado. O ciclista vai esperar ou vai contornar? Se não esperar vai passar o ônibus pela rua ou no estreito espaço entre a banca de jornais e o comércio?


Av. Diógenes Ribeiro de Lima e pequeno shopping. A visibilidade dos motoristas na saída deste shopping é reduzida para o trânsito que sobe a Diógenes. Aliás, a visibilidade dos motoristas que descem esta rua que se vê a esquerda da foto também é complicada. É descida e os ciclistas vão ter uma aproximação rápida.


Av. Diógenes Ribeiro de Lima e saída do shopping. A visão dos motoristas que se aproximam desta saída não é das melhores por ser em curva e subida. A árvore é um obstáculo visual que diminui o tempo de reação dos motoristas. Se o ciclista tiver que desviar...


Av. Diógenes Ribeiro de Lima com rua Pio XI. É um dos poucos pontos da Diógenes que hoje apresenta alguma tensão. Na esquina há um supermercado e vizinho um posto de gasolina, ou seja, constantes entradas e saídas de veículos. Ademais a Pio XI é uma descida acentuada que vira e mexe despenca um ciclista. O semáforo da Pio XI é de três fases, o que complica um pouco mais a situação. A quantidade de pedestres, muitos idosos, circulando e cruzando as ruas é grande e já hoje a situação para eles está longe de ser a ideal.


Av. Diógenes Ribeiro de Lima com rua Pio XI olhando sentido shopping


Av. Diógenes Ribeiro de Lima com rua Pio XI olhando sentido contrário.


Av. Diógenes Ribeiro de Lima com ponto de ônibus em frente ao conjunto BNH. Um pouco antes deveria ter um cruzamento de pedestres na rua Ariqueme, um dos acessos ao BHN e esquina com uma das saídas do Condomínio Ilhas do Sul.


Av. Diógenes Ribeiro de Lima descida sentido Praça do Pôr do Sol. É quase plana, o ciclista pedala numa velocidade compatível com a velocidade do trânsito. Como será pedalando no sentido contrário dos ciclistas que sobem?


Av. Diógenes Ribeiro de Lima cruzamento com rua Murajuba onde estão trabalhando para instalar acalmamento de trânsito, ou seja, vão estreitar o acesso à Av. Diógenes Ribeiro de Lima



Av. Diógenes Ribeiro de Lima cruzamento com rua Japiaçoia e mais três ruas. Semáforo de três fases. O ciclista a minha frente tomou um susto com o carro fazendo a convergência à esquerda. A sinalização não está completa, mas não será fácil de resolver já que também os ônibus convergem.


Ciclista na hora do susto

Ciclista com filha pequena na cadeirinha cruzando a mesma esquina. Esta ciclofaixa junta-se a ciclovia que dá no Colégio Santa Cruz

Ainda não foi implantada as pontas da Diógenes. Tenho curiosidade para saber como vão resolver o cruzamento com a Queiros Filho, como farão para quem quer descer sentido Ponte Jaguaré. Na outra ponta a Diógenes fica intensa a partir da Praça do Pôr do Sol até a Pedroso de Moraes, intensa e estreita. E o que farão com os ciclistas que querem pegar a Pedroso de Moraes sentido Rebouças, onde dependendo do horário o trânsito é pesado.

Sempre teve movimento de ciclistas circulando em toda A. Diógenes Ribeiro de Lima, de seu começo na Av. Pedroso de Moraes, um pouco acima da av. Faria Lima, até a Queirós Filho / Cemitério da Lapa e nunca ouvi falar sobre problema. Faz algum tempo morreu um ciclista que segundo disseram, passou batido no sinal vermelho, caso isolado.

São inúmeros os caminhos alternativos para os ciclistas, agradabilíssimos e não raro mais rápidos que a ciclovia da Pedroso de Moraes porque não tem semáforos. Bastaria acertar três cruzamentos nas avenidas que saem da Praça Panamericana, o que ajudaria muito a vida dos inúmeros pedestres que circulam por lá. Estão sendo perdidos porque seus moradores estão conseguindo o fechamento de alguns trechos. A saber, mais movimento de pedestres e ciclista diminuem os problemas com violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário