sexta-feira, 1 de maio de 2020

Disney das fantasias demite na real

A Disney demitiu todos funcionários de seu parque de Orlando. O que importa? É uma empresa como qualquer outra! Definitivamente não. O grupo Disney é símbolo muito forte de um desejo coletivo e não deve ser traduzido simploriamente como um produto do american way, mas como uma fábrica de fantasias de esperanças que resumem de uma maneira infantil, mas nada inocente, o desejo coletivo de boa parte da população mundial que buscam que suas próprias estórias, ou histórias, como queira, sempre cheguem a um final feliz.

Recebi a notícia como uma bomba porque imaginei que os parques da Disney seriam área intocável por sua simbologia. Em qualquer situação de guerra é necessário manter o moral da tropa.
E minha cabeça ficou dando voltas com esta história.

Meu vizinho ponderou que os funcionários dos parques trabalhavam em regime praticamente escravo, num trabalho muito duro, disciplinado, onde não se admitem falhas. Disney é americana e Orlando está nos Estados Unidos. A ideia do que é trabalho é muito diferente da que temos aqui no Brasil. Estados Unidos tem um sentido coletividade, de união, expresso na forma de trabalhar, aliás linha motriz dos filmes da Disney. Unidos venceremos. As leis trabalhistas são outras e lá ou aceita as condições de trabalho ou não tem trabalho, ou trabalha direito ou é demitido, ou cumpre corretamente o que foi acordado ou está fora e ponto final. As leis funcionam para todos e empresas e empregados têm que respeita-las, ponto final. Aliás, o trabalho duro e pesado de lá não é muito diferente de trabalhar num restaurante ou padaria aqui no Brasil, por exemplo. Com uma diferença: lá existe uma expressão, “deixar cair o lápis”, ou seja, o sujeito trabalha de 7 às 17 horas, por exemplo, e as 17:00 h em ponto larga o lápis / caneta / ferramenta e vai para casa ver a família, bem diferente daqui e nossas horas extras pagas ou não.

Meu tio Zico teve a raríssima oportunidade de fazer uma visita aos "porões", o "sub mundo" da Disney de Orlando e ficou maravilhado com o que viu. Taí uma visita que adoraria fazer e ouvi Zico contando sua visita com muita inveja. Não me lembro dele ter falado em escravos ou escravagismo, mas lembro da discrição do profissionalismo e da entrega de todos ao trabalho, o que faz toda diferença; e como faz.

Estive no parque Disney de Orlando e fiquei impressionadíssimo com a organização. Tudo funciona com uma perfeição invejável. A logística de fechamento do parque é uma aula magna sobre mobilidade. Fica se lá o dia todo e não se vê um funcionário com cara de sofrimento, infeliz, muito menos com cara de escravo. Eu sei, eu sei, coisa de contrato de trabalho; todos têm que sorrir ou minimamente ser simpáticos, eficientes. Não é assim na imensa maioria dos negócios de todo o mundo?

O colapso da Disney, mesmo que temporário, quebra um espelho de magias por que escancara que atrás de toda esperança pré coronavírus Covid 19 havia algum problema, para dizer o mínimo. Não poderia ser diferente, mas no caso da Disney a longa e cuidadosa construção da imagem trouxe distorções da realidade. Demitir funcionários tão específicos e treinados não deve ter sido uma decisão fácil nem agradável. Acontecer aqui no Brasil a demissão de toda uma orquestra sinfônica é duro de aceitar, mas demitir na Disney? Nossa! Onde chegamos.

Qualquer sonho se constrói com trabalho. Quanto mais trabalho, mais resultado. É milenar, o Budismo diz que não há liberdade sem disciplina. Quanto maior o bem social, maior é o trabalho por trás do resultado. Prazer e trabalho sempre estiveram intimamente ligados. O sonho vendido pela Disney é resultado de trabalho duro, muito duro, mais, é para quem ama o que faz, mas ama para valer.

O coronavírus Covid 19 e a parada do planeta está tirando debaixo do tapete um monte de situações. Depois dele como iremos conseguimos manter a separação abissal que existia entre o prazer e o trabalho? É, não faz muito uma coisa era uma coisa, outra coisa era outra coisa. Hoje até temos a cada dia mais e mais gente trabalhando no que gosta, mesmo assim é uma minoria. A maioria trabalha para poder comprar algo ou encher a cara com os amigos no churrasquinho. Fato é que na história do Brasil prazer era prazer, trabalho era trabalho, e quem confundisse as coisas, principalmente neste Brasil, que fosse se tratar. Terá mudado?

O sonho não acabou, nem pode acabar. A reconstrução dos sonhos vai demandar trabalho e será isto que dará valor ao sonho coletivo, e o meu é que seja coletivo, equidade. O que se tem que tirar desta pandemia é que sonhos não são ilusões, muito menos delírios.

A Disney vai voltar com todos seus simbolismos. Não só ela, mas todos os construtores de boas sensações, mesmo que momentâneas. A humanidade só continuará seu caminho, talvez para melhor se em cada criança for plantado um sonho, mas que sejam sonhos bons, realistas, factíveis e respeitosos com este planeta.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário