Caminhar em São Paulo não é muito fácil. Quando há calçada o piso é irregular, cheio de buracos e outros defeitos, obstáculos dos mais variados, começando por postes, que são endêmicos, bancas de jornais, gente digitando celular, vendedores ambulantes, gente dormindo em caixas de papelão, barraquinhas, mais vendedores ambulantes, bancas de jornal, mesinhas de bar em local proibido, gente parada com copos de cerveja na mão, alcoolizados, puxadinhos de propriedades particulares, coco de cachorro... Calçadas que não suportam tanto pedestre, especialmente em horário de pico. Em ruas íngremes são treinamento de alpinismo. Isto quando há calçada. É comum ver pedestres caminhando na via e disputando um mirado espaço com ônibus, vans, caminhões e motociclistas apressados. Encontrar péssimos exemplos é a coisa mais fácil.
Além de todos problemas com as calçadas, quando existem, pedestres sempre tiveram que enfrentar a fluidez do trânsito motorizado e agora a dos ciclistas. Fluidez esta que faz com que os cruzamentos sejam pouco amigáveis, não raro distantes ou em locais inapropriados, com erros grosseiros de sinalização vertical, horizontal, semafórica. O pedestre que se vire. Pedestres que não tem uma voz tão forte e ativa quanto a dos ciclistas, estes o mais novo problema para pedestres.
Caminhar, portanto ser pedestre, é o básico do básico das mobilidades. Esta administração de São Paulo, que tanto fala em mobilidade, leia-se bicicletas e ônibus, passou praticamente todo mandato sem dar a importância devida aos pedestres. O estímulo ao caminhar requer boa condição de calçada, limpeza, ordem, paisagem bem cuidada, sombra, portanto arborização, certo grau de frescor e umidade, portanto ajardinamento, segurança viária e pessoal, ar de boa qualidade, portanto controle de emissões... São Paulo está um lixo, nunca foi tão desagradável para caminhar.
Haddad estimulou a bicicleta, ótimo, mas esqueceu de educar os ciclistas, péssimo para os pedestres. Haddad fez muitos corredores de ônibus, ótimo, mas seus corredores de ônibus continuam sendo um grave risco para pedestres, o mesmo risco já conhecido faz tempo, muito tempo, péssimo para o pedestre. Haja desprezo pelo pedestre! Pedestres somos todos nós. Haja desprezo!
Haddad estimulou a bicicleta, ótimo, mas esqueceu de educar os ciclistas, péssimo para os pedestres. Haddad fez muitos corredores de ônibus, ótimo, mas seus corredores de ônibus continuam sendo um grave risco para pedestres, o mesmo risco já conhecido faz tempo, muito tempo, péssimo para o pedestre. Haja desprezo pelo pedestre! Pedestres somos todos nós. Haja desprezo!
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