segunda-feira, 19 de abril de 2021

Falta de política de transporte permanente e o desenvolvimento da cidade

Fórum do Leitor
São Paulo Reclama
O Estado de São Paulo

Ponte Estaiada só para carros tendo uma favela na sua cabeceira?
Monotrilho aéreo de construção cara e complicada em vez de VLTs, Veículos Leves sobre Trilhos, que aqui chamamos de bondes, que demandam trilhos no meio da rua?
Linhas de ônibus vazias? Ônibus da mesma linha vindo dois vazios e juntos? Terminal de ônibus? 
Trechos do Sistema cicloviário completamente sem uso? Ciclovias sem continuidade nas pontes? Ciclovias sem rampas de acesso? 
Pedestre sem calçada, com circulação dificultada ou impedida por obstáculos?
Tem razão as autoridades quando reclamam do comportamento do pedestre?
Qual é o preparo da cidade para as novas mobilidades elétricas?
Qual a qualidade da cobertura de celular e internet em toda a cidade? Com o que temos dá para aplicar inteligência artificial no sistema de transportes da cidade? Como fica a periferia?

Qual é a política de transportes e mobilidades que queremos? Qual é custo / benefício que queremos? O que temos hoje? Como vai ficar a cidade se não for acertado o sistema de transportes e as mobilidades?

Só vamos alcançar os resultados desejados quando tivermos uma política de transportes e mobilidades permanente, contínua, integrada, que não seja mudada de governo para governo. Muito menos de Plano Diretor para Plano Diretor, que muda com frequência indesejável e parece atender a interesses muito particulares. Pedalando pela cidade fico abismado com o que o mercado imobiliário chama de desenvolvimento urbano.  Desenvolvimento imobiliário / urbano ou interesses mui particulares? Bato aposta no segundo. Deprimente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário