quarta-feira, 28 de abril de 2021

Nosso futuro e nossas comunicações obsoletas

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo

Insisto em ter telefone fixo e o meu ainda é via fio, aliás como acontece na maioria das residências brasileiras. Minha rua tem o luxo da fiação ser subterrânea, uma modernidade por aqui que é secular em qualquer lugar civilizado do planeta. Se antes os caminhões mais altos arrancavam a fiação aérea, coisa comum de se ver pela cidade ainda lotada de postes, agora fico incomunicável quando chove e os fios oxidam impondo um chiado infernal na linha. Normal segundo a Vivo diz em off. Se a comunicação por fios existe a aproximadamente dois séculos, imagino que alguém já tenham descoberto uma técnica para os fios não oxidarem, do contrário não faz sentido a história do progresso dos Estados Unidos e toda Europa, por exemplo. Como é normal chover todos ano sem clima tropical, desde que enterraram a fiação, faz uns 10 anos, meu telefone chia. Não faz muito tive uma experiência interessante: fiquei sem telefone fixo, sem Internet, sem celular e sem 4G, todos juntos, por algumas horas. É normal aqui nesta cidade ficar sem um ou outro, alternados; juntos foi a primeira vez. Mesmo que fosse um problema muito particular seria pouco aceitável, mas não é, é público e notório. Mesmo que os serviços de comunicação no país tenham melhorado muito ainda estamos na idade do código morse na fumaça de índio aqui no Brasil. Faz mais de uma década tive em Utrecht, Holanda, minha primeira experiência com o que deve ser Internet e quase literalmente cai da cadeira com a rapidez que abria tudo. Em 2019 a Internet numa praça de Passau, Alemanha, era absolutamente estável e infinitamente mais rápida que a dita boa e cara fibra que eu, classe média alta paulistana, tenho contratada. Nesta pandemia estamos vendo diariamente que este nosso obsoleto descompasso nas comunicações está matando o futuro de nossas crianças, mesmo as que têm boa condição social e econômica. Pior, um percentual sensível da população sequer tem Internet ou 4G disponível, quando tem sinal de celular. Aliás, pior ainda, muita gente do campo, aquele que responde por 24 % do PIB nacional, ainda não tem um sistema de comunicação decente ou simplesmente não tem nenhum. Ai volto ao fio oxidado do meu telefone fixo: se não aprendemos como fazer funcionar uma tecnologia de uns 200 anos... Encerrando esta antes que caia a conexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário