terça-feira, 20 de abril de 2021

Acesso à Ciclovia Rio Pinheiros pela ponte do Morumbi desativada?

São duas as pontes desativadas que podem / deveriam ser aproveitadas para fazer a ligação entre as Ciclovias do Rio Pinheiros e dar acesso aos respectivos bairros: Morumbi, aqui em fotos, e Jaguaré.
A do Morumbi, mais simples de resolver, poderia dar acesso aos bairros de Brooklin e Chácara Santo Antônio.

A ponte Jaguaré tem que ser aproveitada imediatamente em razão do intenso trânsito de ciclistas trabalhadores. Não é solução fácil porque são muitos metros para completar as ligações.
 
Parece simples, mas não é. Para conseguir fazer qualquer coisa na área do rio Pinheiros é necessária a assinatura de um monte de órgãos públicos do Governo Federal, Estado e Município. A saber, correu durante décadas um projeto de ciclovia no rio Pinheiros, (margem esquerda: Socorro, Jardim São Luís, Panambi, Real Parque, Cidade Jardim, Butantã, USP, Jaguaré) que nunca saiu papel porque nunca se conseguiu todas as autorizações necessárias, mesmo com boa intensão de Secretários e Governador.

Outro problema hoje é custo de obra. Para viabilizar o uso da ponte Morumbi é necessário algo em torno de 150 metros de passarela \ ponte para completar a ligação da av. Berrini (Brooklin) com a ciclovia da margem esquerda (Real Parque), mais obras. A carga de ciclistas que hoje estão utilizando diariamente a ciclovia creio que já justifique a obra. A diminuição das cargas das linhas CPTM e de ônibus, e o preventivo de saúde já devem estar compensando com sobra.
Uma opção seria buscar material reciclável, como por exemplo chassis de carretas batidos, containers, ou até mesmo passarelas abandonadas, o que não faz muito vi por aí, não me lembro onde. Ou seja, sonhar, procurar, pegar um engenheiro especializado em estruturas alternativas e buscar soluções possíveis, viáveis; ou impossíveis factíveis. 
Seria o máximo ter uma passarela escultura feita de reciclável. Pode ser um fato tão ou mais marcante que a Ponte Estaiada monumental e caríssima construída só para automóveis e motos.

A antiga ponte do Morumbi em paralelo à nova ponte




As cabeceiras foram cortadas. Aqui e na foto a seguir a cabeceira Morumbi (na margem Real Parque onde se encontra a Decathlon). É fácil fazer uma rampa de acesso (a esquerda da foto) por que já há o talude da cabeceira original. O vão cortado tem algo em torno de 10 metros. 



Como se vê, a condição da ponte é boa. Não há sinais de trincas, rachaduras ou qualquer outra anormalidade. Ela simplesmente foi desativada e está lá sem uso

O corte da ponte para passagem dos trens da CPTM. Vão aproximado de 10 metros. A fiação elétrica dos trens está um pouco mais alta que o alinhamento original da ponte, o que não é grande problema a ser resolvido com boa vontade.

Foto tirada em cima da marginal sentido Pinheiros. Da cabeceira cortada da ponte até canteiro onde está a árvore tem algo próximo a 35 metros, ponto onde se pode instalar um pilar / coluna para sustentar o meio da passarela / ponte. Dai até o outro lado da marginal são mais uns 30 metros para outro pilar, e mais 35 de rampa até o chão da rua. 

Vista de onde tem que terminar a cabeceira da passarela / ponte. Do canteiro onde está a árvore até onde deve ser colocada a cabeceira \ entrada da passarela \ ponte tem mais uns 65 metros. Exatamente neste ponto onde tirei a fotografia a passarela / ponte teria que ser um pouco mais alta que na cabeceira original porque passa uma rampa de acesso de veículos a marginal. 

Onde tem ficar a cabeceira da passarela / ponte para a ciclovia. 




Usar container? Uma possibilidade

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