São duas as pontes desativadas que podem / deveriam ser aproveitadas para fazer a ligação entre as Ciclovias do Rio Pinheiros e dar acesso aos respectivos bairros: Morumbi, aqui em fotos, e Jaguaré.
A do Morumbi, mais simples de resolver, poderia dar acesso aos bairros de Brooklin e Chácara Santo Antônio.
A ponte Jaguaré tem que ser aproveitada imediatamente em razão do intenso trânsito de ciclistas trabalhadores. Não é solução fácil porque são muitos metros para completar as ligações.
Parece simples, mas não é. Para conseguir fazer qualquer coisa na área do rio Pinheiros é necessária a assinatura de um monte de órgãos públicos do Governo Federal, Estado e Município. A saber, correu durante décadas um projeto de ciclovia no rio Pinheiros, (margem esquerda: Socorro, Jardim São Luís, Panambi, Real Parque, Cidade Jardim, Butantã, USP, Jaguaré) que nunca saiu papel porque nunca se conseguiu todas as autorizações necessárias, mesmo com boa intensão de Secretários e Governador.
Outro problema hoje é custo de obra. Para viabilizar o uso da ponte Morumbi é necessário algo em torno de 150 metros de passarela \ ponte para completar a ligação da av. Berrini (Brooklin) com a ciclovia da margem esquerda (Real Parque), mais obras. A carga de ciclistas que hoje estão utilizando diariamente a ciclovia creio que já justifique a obra. A diminuição das cargas das linhas CPTM e de ônibus, e o preventivo de saúde já devem estar compensando com sobra.
Uma opção seria buscar material reciclável, como por exemplo chassis de carretas batidos, containers, ou até mesmo passarelas abandonadas, o que não faz muito vi por aí, não me lembro onde. Ou seja, sonhar, procurar, pegar um engenheiro especializado em estruturas alternativas e buscar soluções possíveis, viáveis; ou impossíveis factíveis.
Seria o máximo ter uma passarela escultura feita de reciclável. Pode ser um fato tão ou mais marcante que a Ponte Estaiada monumental e caríssima construída só para automóveis e motos.
A antiga ponte do Morumbi em paralelo à nova ponte |
Como se vê, a condição da ponte é boa. Não há sinais de trincas, rachaduras ou qualquer outra anormalidade. Ela simplesmente foi desativada e está lá sem uso |
Onde tem ficar a cabeceira da passarela / ponte para a ciclovia. |
Usar container? Uma possibilidade |
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