terça-feira, 30 de março de 2021

Como será a cidade pós pandemia?

Sonhar não custa nada. Ou custa. Depende.
Não me lembro qual foi o artista, um dos grandes gênios da humanidade, Picasso talvez, que disse que criar era 99% de suor e 1% de inspiração. Se a frase não foi esta eu valido a cópia mal feita ou distorção, como queira, pelo menos aqui. 

O que realmente é essencial para fazer de uma cidade um lugar bom de se viver? - Depende de onde e para quem. Como ficarão pós pandemia? - Ninguém sabe; ninguém sabe sequer quando e como vai parar a pandemia e muito menos suas consequências sociais e econômicas. Não dá para referenciar respostas pelo passado porque já estávamos e seguimos passando por uma mudança brutal; a rapidez e a democratização da comunicação. Democratização ou popularização?
  
Uma coisa é certa, a maioria das cidades sairá desta loucura ou com sérias dificuldades financeiras ou até falidas. Se demorar muito, o que vários cientistas dizem que assim será, vai entrar em colapso. Tem alguém pensando nisto? Se tem, porque não a população não é chamada para buscar saídas? Ou tem gente discutindo este cenário e não está devidamente divulgado? É bom lembrar que a maioria da população mundial vive em área urbana, portanto o que se apresenta aí é um problema do futuro da humanidade.

A bem da verdade temos algumas pandemias atacando as cidades, as principais são o vírus e suas variações e, bem mais perigosa, o individualismo exacerbado um sério problema para a vida comunitária, coletiva e econômica das cidades profundamente agravado pelo principalmente pelo celular.
Só para pensar; como transformar os espaços públicos tendo em vista a necessidade de preservar a saúde pública? E como resolver este mesmo espaço público para uma população cada dia mais individualista-coletiva que provavelmente se aprofundará com o 5G?
As referências usadas para transformar as cidades são milenares, seculares, tendo exemplos de todo tipo como ponto de apoio. E se tudo muda, se a situação que temos hoje está sendo um atirar pedras na cristaleira? Tudo indica que será. E daí?
Ou exagero e nada muda? Os deixados para trás de que se fodam? Se o "ninguém fica para trás" (que nem sempre dá para ser) que nos fez chegar até aqui também cair com este novo individualismo a coisa deve complicar bastante, bastante para valer.

O vídeo da vida numa das maiores cidades da África faz pensar. O que somos? O que são eles? Para o que serve a cidade? Esta é a cidade que a maioria deseja? Desconhecem outra vida ou se acostumaram com o ruim? Quanto mais sei mais sei que nada sei. Só quero pensar. O bom para mim são as cidades europeias, mas são economicamente viáveis ou há um subsídio não explícito? Como ficarão no pós pandemia?  
O que a simples hipótese de uma pandemia continuada vai impor a organização e vida das cidades? O que será das aglomerações de todo tipo, das comerciais tipo 25 de março ao divertido carnaval de rua e procissões? Em Jerusalém este ano retomaram as comemorações do Domingo de Páscoa; e se daqui 15 dias, mesmo com todos vacinados, aumentam as internações e mortes?

Não há respostas, há muitas incertezas. É no caos que surgem as melhores oportunidades. É agora que temos que enlouquecer pensando, sonhando, delirando, trocando ideias, propondo. Não há tempo a perder.

PS.: óbvio que os serviços de água, esgoto, luz, comunicação, transportes, coleta de lixo, têm que funcionar, o que ainda não acontece da maneira correta para a maioria da população brasileira. Óbvio também que a cidade tem que ser segura, o que também as cidades brasileiras não são. A população tem que ser educada, o que também não acontece... E aí vamos com os óbvios que não foram cumpridos antes e mui dificilmente acontecerá daqui par frente. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário