sábado, 27 de março de 2021

Cidades do passado, cidades do futuro

Hudson Yards, um mega empreendimento imobiliário em NY, talvez o maior do planeta ou pelo menos fora dos países petroleiros, já está dando para trás. Uma brincadeira de US$ 20 e muitos bilhões de investimento. NY vem sofrendo muito com a pandemia, mas esta não é a única razão para este imenso e sofisticadíssimo projeto multifuncional estar muito mais vazio que o esperado. Faltou aos responsáveis pelo projeto olhar o que está acontecendo no primeiro mundo, aí incluída a própria NY. Faltou olhar aquilo que caminha por todos os lados que costumamos chamar "ser humano".

Na matéria do NY Times (link abaixo) falam uma coisa que não tinha me dado conta, mas é verdade, que o imenso terreno onde está o empreendimento é meio a parte de NY, um pedaço de terra que estava esquecido por onde a maioria passava batido sem olhar para os lados. Quiseram fazer de lá um dos centros de vida da cidade, mas isto não é tão simples assim. Não se muda usos e costumes, principalmente se estão arraigados, num passe de mágica.

O que se tira desta história é que há um gravíssimo problema de miopia por boa parte dos que hoje dizem construir o futuro de nossas cidades. Mesmo que se tenham feito estudos, levantamentos, pesquisas e outros mais, os erros se sucedem em toda parte, são muitos e frequentes, provavelmente fruto das distorções atávicas de nossa sociedade, de nosso tempo. Numa sociedade com forte viés narcisista o olhar de quem projeta não é coletivo, mas muito pessoal. Bate um selfie aí para comemorar a inteligência, a obra prima, a glória social! Sempre foi assim. Somos um contínuo de nomes que fizeram acontecer. Mesmo o mais radical dos “unidos venceremos” foi para frente porque teve alguém a frente, um comando, um narciso. As cidades são reflexo deste comando.

NY está sofrendo com seu próprio sucesso. A exemplar recuperação que vem sendo trabalhada faz décadas, quatro décadas para ser mais exato, praticamente zerou a violência, recuperou a economia que estava completamente falida, mas deixou a vida cidade mais cara, afastou populações menos privilegiadas, ao mesmo tempo trouxe muita riqueza financeira, urbana e cultural. NY tem sido uma das, se não "a" referência de transformação urbana com qualidade e é cada vez mais prazerosa de se vivenciá-la. Mas pelo que a pandemia vem nos anunciar, não é exatamente por aí. Então por onde será? Qual será a cidade do futuro?

How the Pandemic Left the $25 Billion Hudson Yards Eerily Deserted

https://escoladebicicletafotos.blogspot.com/2021/03/hudson-yard.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário