Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo
Transporte e logística são cruciais para o mínimo funcionamento da vida de todo cidadão. Estes bloqueios devem servir para conscientizar o povo sobre quão crucial é seu bom funcionamento, o que pode ser proveitoso para uma abrir uma discussão mais profunda sobre políticas públicas mais progressistas, modernas, e aqui falo sobre eficiência, resultados. Por outro lado, estes mesmos bloqueios vão tirar apoio de todos os caminhoneiros, indiscriminadamente, o que pode ser um grande problema não só para a categoria, mas para a discussão e implementação de futuras políticas públicas.
Já desde o primeiro protesto dos caminhoneiros o Brasil despertou para que não podemos mais ficar sujeitos a praticamente só o transporte rodoviário e as leis vigentes. Desde aquele momento deveríamos ter aberto uma discussão em nível nacional sobre que ações tomar para o fato não se repetir, já que qualquer que seja o caminho tomado sua implementação é para médio e longo prazo, período no qual continuaremos sujeitos a paralizações suicidas para o país.
Mal que me lembre, transporte foi considerado área de segurança nacional pela ditadura. Por experiência própria sei que mesmo um inocente protesto de alunos contra a troca de um professor que fechou uma rua de bairro foi considerado ato terrorista (LEP, rua Tabapuã, 1973).
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