Mundo a fora são várias as notícias sobre incêndios em veículos movidos a eletricidade. Já vi vários filmes de bicicletas, patinetes, carros e até um ônibus explodindo em um fogo incontrolável. O mais impressionante foi o incêndio num navio que transportava milhares de carros de luxo híbridos e elétricos que não só queimou inteiro como foi para o fundo do mar, tragédia ambiental. Não é regra, mas exceção que perturba. A bem da verdade os elétricos ainda são uma novidade que estão no topo da pauta e qualquer fato vira notícia, principalmente se for tragédia.
O incêndio que aconteceu num edifício da 52st em NY chamou a atenção de que as consequências destes defeitos nas baterias, ou em seus sistemas ou causados por má operação, sei lá, podem gerar problemas muito mais graves que o simples (simples?) carbonizar de um veículo. O que parece é que depois que começou o fogo numa destas moderníssimas baterias não há forma de parar.
Outro detalhe que chama atenção na matéria do NY Times é que tinha uma placa que proibia a entrada de bicicletas elétricas no edifício (tradução livre), sinal de que o problema já é bem conhecido e preocupa. Queimaram 5 bicicletas elétricas, o que levanta a suspeita que estavam em manutenção num edifício residencial de 20 andares, mais outro problema, senão ilegalidade. Dos resgatados 38 moradores acabaram no hospital. Estão relatados pelas autoridades de NY outros 200 incêndios relacionados com baterias elétricas; assustador.
Desconheço casos iguais por aqui, mas confesso que fiquei muito preocupado com a bicicleta elétrica que Ana Elisa guarda dentro do apartamento, o que deve ser mais comum e preocupante que eu possa imaginar.
Sei que uma oficina de carros caros e sofisticados tem por precaução depois de encerrados os trabalhos diários manter um atento funcionário especializado em elétricos e incêndios. As bicicletarias não tem condição de ter alguém olhando. Luiz só não perdeu toda sua por pura sorte; foi avisado por um vizinho e como mora próximo conseguiu entrar e controlar a situação. Ele contou que outro dia aconteceu um incêndio numa loja de motos elétricas novas.
Enfim, o problema existe, só não se sabe a escala que estamos tendo aqui no Brasil. É para ficar com orelha em pé.
Soube que um especialista recomenda que mesmo com as bicicletas elétricas caras, topo de linha, que se mantenha um balde de arreia e um extintor próximo quando der a recarga. Upa!
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