sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

quem controla é a população

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo

O pessoal não consegue entender como se vai controlar o Natal inglês onde o Governo autorizou 3 famílias reunidas em uma única casa ou apartamento. A resposta é muito simples: quem controla são os vizinhos, é a população, e a conciência de coletividade. Se alguém perceber que a reunião natalina do visinho extrapolou o determinado pelo Governo chamará a polícia, disto não tenha dúvida. Básico em qualquer país civilizado.
Inexiste estabilidade e paz social se a população não aceitar regras e não forem eles próprios a implementar a ordem estabelecida. Inexiste a possibilidade de uma autoridade ou policial para controlar cada cidadão. 
Todas sociedades com altos índices de desenvolvimento social e econômico entenderam e aplicaram estes princípios, sem qualquer exceção. E todo país onde cada um faz o que acha que é certo e bom para o país dá errado, sendo ótimo exemplo Brasil. 
Um país se faz pelo seu coletivo, ou não há país. Natal com coesão social mesmo na panedemia é outra história.


Quando se tem coesão social há consciência do que é a cidade. Só a partir daí é possível fazer a transformação dos sonhos de todos e de cada um, ou de cada um e de todos, como queira. Esta matéria do NY Times é demais, em vários sentidos, até mesmo para quem não lê inglês: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário