quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Microcarros não são novidade.


Goggomobil 1950. 
atrás em verde um Messerschmitt

Messerschmitt, Vespa, Isetta

Fiat 500, o original de 1957

Perua inglesa Moris Minor Traveller 1958, estacionada atrás de uma SUV média.
A Traveller 58 era a SUV do pós guerra. Aço em falta; traseira construída em madeira.


Mini Moris, 1959, o original, primeiro carro com motor e câmbio transversais,
muito pequeno por fora, muito espaçoso por dentro.
Revolucionário, "a" referência para todas os pequenos até hoje 

O conceito de microcarro não é nenhuma novidade, muito pelo contrário. Carros populares até quase duas décadas do pós Segunda Guerra Mundial, quando cidades e sociedade foram destruídas, foram mais comuns que se possa imaginar. 
Com o tempo os automóveis foram crescendo de tamanho até chegar ao que temos hoje, modelos muito maiores e sofisticados que os de sua origem. Alguns exemplos são gritantes, como a comparação entre o Renault Clio original e o que acaba de ser lançado na Europa. Bombou total!

Os automóveis cresceram por diversas razões, principalmente para atender os padrões de segurança exigidos atualmente. A construção de um automóvel moderno é infinitamente mais complicada e sofisticada que a de um do pós Guerra. O melhor exemplo de simplicidade é o Citroen 2CV, um projeto extremamente simples e funcional. Tem um destes programas de TV americanos sobre restauração de automóveis, a maioria americanos, e lhes foi entregue um 2CV. Os profissionais não entenderam nada, nunca haviam visto algo tão simples, com tão poucas peças, tão funcional.  

A genialidade do Citroen Ami elétrico que acaba de ser lançado está em sua extrema simplicidade. As consequências começam no impacto ambiental da produção, passam por uma reeducação minimalista do motorista e passageiro, e termina numa mais sensata interferência na vida das cidades que temos. Citroen Ami remete ao 2CV: os dois são meio de transporte com definições claras sobre público usuário e meio ambiente. 2CV foi criado para transportar uma família do campo sem quebrar os ovos (de galinha). O Ami olha a realidade da população urbana, das cidades de nossos dias e do futuro. 

Citroën 2CV 1948, revolucionário, extremamente simples e funcional,
e barato, mas a fábrica não conseguia entregar

Citroën Ami 2020, todo modular, para duas pessoas. 


Origens e referências

Micro carro para um passageiro; virada do século XIX
Deutsches Museum Verkehrszentrum


Messermischt: condutor com passageiro em tandem
Deutsches Museum Verkehrszentrum

Protótipo de triciclo revolucionário
Deutsches Museum Verkehrszentrum

Scooter BMW, saiu de produção, mas genial.
Condutor tem cinto de segurança 4 pontos

Renault Twizy, para dois em tandem. 
Passageiro vai atrás do motorista

Twzy evolui a ideia do Messerschmitt.
A scooter BMW é a evolução da Vespa.
Micronilo evoluiu da Isetta


Isetta e Microlino
Tamanho parecido, funcionalidade não


Microlino, mais caro e mais rápido que Citroen Ami

A Isetta original (conhecida no Brasil como Romi Isetta) tem 3,035 metros de comprimento, 60 cm maior que o Citroen Ami. Era Movida a motor de 2 tempos, muito poluente e barulhento, tinha opções de 245 cc com 13.6 hp a 400 cc com 18.5 hp, alcançadas em alta rotação, ou seja, ou se dirigia meio pé na tábua ou não ia. Não encontrei o peso, mas imagino que esteja por volta de pelo menos uns 500 kg (mais de 25 kg por hp). Traduzindo: Estes microcarros pós Segunda Guerra Mundial eram carros muito lentos, fracos, praticamente inaceitáveis para os padrões atuais. Eram chatos de dirigir, mas divertidíssimos. Como termo de comparação, uma moto Honda CG 150 tem 14.3 hp e deve pesa 117 kg 0.800 kg por hp). 
A nova Isetta elétrica, a Microlino da Micro, conhecida pelos seus patinetes, pesa 513 kg. A original (Romi) Isetta pesa 350 kg. A diferença de dirigibilidade entre as duas é tão grande que é impossível entender para quem nunca sentou na Isetta. Sentei, andei, e eu e Ciro, meu primo, rezávamos para chegar na próxima esquina, e ríamos muito, muito mesmo. 

taxi elétrico londrino aproximadamente 1890

Micro carro elétrico comum em grandes cidades

Recomendo ver esta matéria da https://www.noticiasautomotivas.com.br/fiat-500/ que mostra as diferenças entre os projetos do Topolino e do 500. Aí dá para entender como a indústria automobilística foi racionalizado o projeto para otimizar o uso e função de cada espaço.

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