quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Pedalar nas ruas é perigoso: verdade ou mentira. Goebbels responde.

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo

"Uma mentira contada mil vezes se tornará verdade" disse Joseph Goebbels, responsável pela comunicação nazista. Esta técnica de comunicação sempre foi usada com boas ou más intensões. Hoje temos as 'fake news' que fazem o lugar de Goebbels. As barbaridades ditas por Trump e seu dito amigo Bolsonaro que o digam. 
A pandemia que estamos vivendo está deixando muito claro o que é verdade e o que é mentira, e quais as consequências de acreditar em um ou outro. Acreditar em mentira mata - literalmente! 
Quem trabalha com segurança, a verdadeira, a que previne acidentes, diz que "o pior perigo é acreditar em besteira". Espero que estejamos aprendendo isto a custo de vidas.

"Pedalar nas ruas é muito perigoso". Esta e outras besteiras mais foram e continuam ditas mil vezes tanto para chamar a atenção do Poder Público para a questão da bicicleta quanto para encobrir as besteiras que os próprios ciclistas sempre fizeram e continuam fazendo quando pedalam nas ruas.  
"Todo veículo mal conduzido é perigoso" diz Luiz Dranger com toda razão. Estranho que há ciclistas que passam anos sem sofrer um único acidente. Devem ser muito sortudos, abençoados por Deus. Ou não, estou falando besteira? Será que conduzem a bicicleta com a técnica correta, respeitando regras e tomando cuidados básicos? 

Aulus Selmer lá pelas 7:00 h. dá ótimas dicas sobre saúde e bem estar na Rádio Eldorado. Gosto e recomendo. Não faz muito desandou a falar sobre bicicletas e pedalar na cidade. Sou velho neste negócio e reconheço um novato a distância até pelo cheiro. Hoje Aulus soltou que está se transportando em bicicleta e considera perigoso, um direito dele. Falando numa rádio que tem bem mais de 100 mil ouvintes precisa ter um pouco de cuidado com o que fala, ou justificar em cima de dados, não de achismos. 
Sobre justificar com dados recomendo a leitura de "Como mentir com estatísticas; de Darrel Huff", um clássico. 

O problema de um erro, melhor, de uma informação incompleta e tendenciosa repetida mil vezes é que acaba desviando da verdade, do que dá bons resultados, da verdadeira segurança. Pedalar pelas ruas é perigoso? Depende de uma série de fatores. O primeiro, ponto de partida, é se você tem disposição para pedalar com segurança. Se NÃO tem disposição, pedalar vai sempre ser perigoso, aconteça o que acontecer, por que o ciclista sempre estará propenso a cometer erros; está provado e comprovado através de dados precisos e da ciência, a de verdade. Segurança no trânsito é ciência. Brasil é o país do achismo por isto temos este banho de sangue.

Meia verdade é meia verdade ou mentira? Depende do fim.

Muito dos problemas que temos, brasileiros, com segurança, não só no trânsito, decorrem de mentiras repetidas mil vezes. Mentira tem pernas curtas, um dia é pega e abre-se a verdade. Mas mentira atávica pode perenizar no povo. Que vida você quer? Que Brasil queremos? Talvez na terra plana dos bolsonaristas pedalar seja seguro - longe das bordas.

Quais são os interesses que existem por trás do "pedalar nas ruas é perigoso"?

Recebi uma dica de que deveria colocar um link sobre a forma correta de pedalar no trânsito. Dica mais que preciosa por duas razões. Eu pressupus que meus leitores têm as mesmas informações que tenho, o que o primeiro erro. 

No trânsito pressupor que os outros estão na mesma frequência que você é muito perigoso. Nunca pressuponha nada, sempre se comunique correta e antecipadamente com os outros. Em quase 100% dos casos não foi o outro que não entendeu, foi você que não soube se comunicar. Parta deste princípio e sua segurança será muitíssimo maior sempre.

Lá vai o link: http://escoladebicicleta.com/notransito.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário