sexta-feira, 31 de julho de 2020

Sinalizações e viabilidade da mobilidade

Reginaldo Farias sempre repete que "Somos todos pedestres, mesmo quando estamos de carro, porque temos caminhar até o carro". 
Somos todos pedestres! ponto final e não há discussão.

Você já se perdeu num shopping? Não? Nunca ficou sem encontrar o banheiro quase fazendo pipi nas calças? Duvido. Se encontrou é por que você sabe onde é o banheiro; do contrário, se não conhece o lugar, o que é muito comum aqui no Brasil, tem que perguntar para um funcionário. 
Sinalização! 
Básico; o meio mais fácil de estimular o ser humano é através do prazer. Estimula-se o caminhar também pelo prazer. Normalmente quem fica desorientado não quer seguir caminhando. Sem uma boa sinalização para. O que leva supor que mobilidade ativa depende de orientação, portanto sinalizar maneira minimamente adequada.

Tive que ir ao Shopping Eldorado para resolver um problema com a Claro. Saí da Estação Pinheiros e fui a pé para o shopping, exatos 1 km, cruzei a passarela dos pontos de ônibus na av. Euzébio Matoso, desci a escadaria e dei de cara com a grade do shopping fechada - e sem nenhuma sinalização, seja por onde entrar ou para que lado ir. Por pura sorte fui para o lado certo e entrei no estacionamento do shopping pela grade que fica escondida debaixo da escadaria, onde também está a rampa para deficientes. Na minha frente todas as portas do shopping fechadas e novamente por sorte, e por já ter entrado no shopping uns dias antes, fui para a entrada correta. Sinalização? Nada. 
Uns dias antes tinha ido ao mesmo Shopping Eldorado pedalando para resolver o mesmo problema com a Claro, que claro não foi resolvido e por isto tive que voltar lá. Que seja. Cheguei no portão do estacionamento próximo da CPTM e estava fechado; e sem qualquer sinalização por onde deveria entrar. Dei a volta, fui para a entrada da Reboucinhas, e de novo sem sinalização para ciclistas imaginei que deveria entrar pela entrada das motos. Um funcionário me parou e deu o caminho correto. Se não conhecesse o local do bicicletário, que fica num canto do segundo subsolo, teria me perdido novamente. Sinalização? Nada! Deixei a bicicleta no bicicletário e a porta de entrada no shopping em si, a área das lojas e da grande academia, estava fechada. Para onde ir? Sinalização? Nada. Caminhei até a próxima porta onde o segurança me disse que a porta estava quebrada. Reclamei da falta de sinalização. Quando voltei ele me avisou que a porta já estava consertada. Sinalização? Nada.
Dentro do shopping descobri que as lojas só abrem às 16:00 h. O shopping fica aberto antes disto por conta do supermercado. Sinalização avisando horários? Nada.
Minha pergunta: o que custa para um dos principais e mais movimentados shoppings do Brasil sinalizar cordialmente para seus clientes? E agora, no meio da pandemia, quando diminuíram sensivelmente os clientes, não valeria a pena ser mais atencioso ou do jeito que está, está bom? Duvido.

Aos ativistas da mobilidade ativa. (rima)
Não estar bem sinalizado não é um problema exclusivo deste shopping, mas de todo Brasil. A regra aqui é "os idiotas têm que saber onde têm que ir". Sabem quando vamos ter a utopia sonhada por todos, incluindo eu, na mobilidade ativa? Quando os idiotas descobrirem para onde tem que ir, ou o processo vai ser lento, lento, lento.... , bem ao estilo brasileiro.


Sobre a Claro: prestou bons serviços durante uns 20 anos, mas que troquei por uma outra por uma simples questão de custo, oferta irrecusável. Depois de fazer a portabilidade comecei a receber ligações da Claro dizendo que tinha algo pendente. A princípio pensei que fosse golpe, mas não demorou muito, ainda antes da pandemia, chequei via internet e nada constava, depois fui até a loja da Claro no Conjunto Nacional e lá me repetiram que estava tudo certo, que eu não devia nada. Como continuei recebendo ligações telefônicas em que me davam dados meus errados pensei que era golpe. Repito, minha relação com a Claro foi de 20 anos e nunca, repito, nunca atrasei uma conta. As ligações feitas por máquina continuaram se repetindo até se intensificar nestes últimos meses, chegando a 3 numa única manha. Não acreditei quando descobriram o telefone de Tereza e numa destas ligações voltaram a dar dados errados. 
Não faz muito telefonou uma menina da cobrança da Claro e finalmente conversei como um ser humano. Me disse que eu tinha em aberto uma conta relacionada a meu chip de celular da Claro. Como? Fui até a agência do Eldorado onde soube que reclamavam ter uma pendência de chip de internet. Celular ou internet? Falar de Arturo Alcorta e misturar com um chip de internet é querer divertir meus amigos. Quem me conhece sabe que não sou destas coisas e é facílimo provar que não sou, que não uso, que não tive, que não tenho, que não quero ter, que não faço ideia para que serve. E nunca comprei um. 
É triste terminar o relacionamento com a Claro desta forma. Sei que as companhias de telefonia são as que recebem mais reclamações, mas aprendi na carne que a bagunça é tanta que nem o sistema de informática de uma das principais empresas do Brasil que trabalham com comunicação e informática funciona corretamente para a própria empresa. Não sei como fazer, mas gostaria de ter gravado todas as ligações que a Claro me fez, que foram muitas, confusas, que me deixaram com um "é golpe" na cabeça. Não era, era muito pior, era péssima qualidade de controle interno da própria Claro. Eles simplesmente erraram com frequência dados que deveriam estar na minha ficha de ótimo ex cliente. Seria uma gravação longa, mas faria o pessoal rir muito, ou chorar, sabe-se lá. Parece golpe, mas não é. De minha parte não acho mais graça. Ontem estive lá na Claro Eldorado, fui bem atendido, e me disseram que dentro de cinco dias úteis estará resolvido. A esta altura do campeonato duvido, mas a esperança é a última que morre. 

protocolos de atendimento Claro:
2020624493861 - 22\07\20
2020625673819 - 23\07\20
2020628498595 - 24\07\20
Nenhum dos atendentes conseguiu ver no sistema os outros atendimentos ou seus protocolos. Infelizmente não acho o primeiro protocolo de atendimento, o do Conjunto Nacional antes da pandemia numa tarde ensolarada depois do almoço.
2020644020107 - 29\07\20
Vamos ver se resolve. Só hoje já recebi 3 ligações de máquina.   


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário