quarta-feira, 29 de julho de 2020

O que uma antiga foto de patinete motorizado pode nos dizer



Nada se cria, tudo se copia. A foto acima é datada de 1916, e pelo "Lady" da jovem senhora deve ter sido tirada em Londres, com um patinete motorizado, pelo que se vê a motor a combustão. É muito provável que já houvessem patinetes elétricos, tecnologia que já estava bem desenvolvida antes de 1900, pelo menos os motores; mas não as baterias, ainda eram primárias, de pouca carga e duração, além de altamente poluentes. 
O número de veículos elétricos circulando até os primeiros anos de 1900 era expressivo. A foto a seguir é de um táxi londrino movido a eletricidade que está no Science Museum de Londres; uns dos tantos veículos elétricos que circulavam pelas ruas bem antes de 1900.
Para colocar dentro do contexto das cidades da época, a maioria dos transportes era movida a cavalo, portanto as ruas viviam cheias de bosta física, aquele montinhos pastosos e fedorentos espalhados por todas as ruas.

 
Nada se cria, tudo se copia. E só vira realidade quando está pronto para fazer bom proveito da novidade. A ideia de um veículo movido a eletricidade que não cagasse e deixasse cheiros era brilhante, não fosse os "pequenos" porem da nova tecnologia. Olhando a foto acima dá para perceber que faltava muita engenharia automobilística, como sistema de direção, freios, estrutura mais leve... Ou seja, a tecnologia não estava pronta. O que Ford e seu Fort T fizeram foi colocar nas ruas uma tecnologia própria funcional para o momento, anos 1910, 1920, com disponibilidade de produto e serviços para os compradores a um custo acessível. Com o Ford T a era dos carros elétricos caros e difíceis de manter ficou para trás.

Votando a foto do patinete de 1916 e sendo direto: não é a ideia que é genial, mas a funcionalidade da ideia no contexto do momento. 
 
As fotos que seguem foram tiradas em 2012 em Paris. Patinetes fazem parte da paisagem parisiense há muito tempo, principalmente usados por crianças de todas idades, inclusive as muito pequenas, para ir à escola. 
Os patinetes motorizados elétricos por aplicativo entraram e se espalharam por Paris com a mesma rapidez que aconteceu em todas as partes. Um tempo depois foram proibidos devido ao alto número de acidentes.
Não é porque é simplesmente mobilidade ativa que é a solução genial. Todos fatores envolvidos tem que estar funcionando bem para dar certo ou vira um tiro n'água ou, pior, fogo amigo. Daí o que sempre repito: não é a bicicleta pela bicicleta, é a cidade.











Um dia descubro referências sobre bicicletas elétricas antes de 1900. Enquanto não acho...

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