sábado, 11 de julho de 2020

Radiografia das cidades brasileiras? São Paulo, referência

Como estou ficando louco e alongando um pouco, solto a radiografia incompleta. Com o tempo vou terminando. Quem quiser ajude. 

Todo o planeta diz que a cidade pós pandemia tem que melhorar a mobilidade, estimular estudo e trabalho em casa, ser ambientalmente correta. Eu colocaria aí ser saudável, ter saúde pública preventiva eficiente. 
Como está a maioria das cidades brasileiras? Uso São Paulo como referência para fazer uma radiografia porque sou paulistano e os dados são fáceis de encontrar.

Por que aqui é difícil conseguir a cidade alcançar as metas da cidade pós pandemia:
  1. semáforos quebram, buracos e crateras surgem...
  2. 70 atendimentos / dia a acidentes que param a cidade
  3. transporte de massa no limite e sem previsibilidade de horários
  4. qualidade do ar ruim, alto nível de poluição sonora
  5. água per capita no limite com perda no sistema de 30% 
  6. muito resíduo sólido, reciclagem baixíssima, aterros sanitários saturados 
  7. áreas de mananciais e para parques públicos invadidos
  8. fiação aérea dificulta plantio de árvores, menos sombreamento, umidade, mais calor 
  9. fiação aérea torna comunicação instável e pouco confiável
  10. baixa confiança nas autoridades e prestadores de serviços públicos 
  11. para mudar a cidade a lei de zoneamento 
  12. não há continuidade nas políticas essenciais, de 4 em 4 anos muda Prefeito e diretrizes
Mobilidades:
  1. São Paulo tem algo em torno de 17.000 km de ruas e avenidas pavimentadas
  2. a maioria destas ruas foram abertas e construídas a mais de 70 anos
  3. o sistema de drenagem das águas pluviais é praticamente todo da mesma época, quando a impermeabilização do solo era muito, mas muito mais baixa portanto a necessidade de escoamento de água muito menor.
  4. o VW Gol quadrado, dos primeiros, pesa 814 kg seco, sem combustível e lubrificantes. Um Honda Fit primeira geração pesa 1.080 kg, ou seja, um pouco mais de 200 kg que o Gol 1980. Não fui atrás da diferença de peso dos ônibus, mas é possível imaginar que seja 20% ou mais porque são maiores e transportam mais passageiros por veículo do que em 1980. Visualmente a diferença de tamanho entre um ônibus ou caminhão de 1980 com os atuais é muito grande, assim como a diferença de carga.
  5. frota de veículos cadastrados no DETRAN, Município de São Paulo em 1980: 1.604.135; em 2019: 9.117.373
  6. a diferença de carga e o número de veículos que passam nas ruas e avenidas pavimentadas de São Paulo é imensa. É a causa de buracos e crateras, e porque não dizer enchentes
  7. A Prefeitura do Município de São Paulo não detém o mapeamento completo e exato do subsolo da cidade. Cada uma das concessionárias de serviços públicos tem seus próprios mapas que não raro são imprecisos ou simplesmente não tem informações sobre o uso do subsolo por outras concessionárias.
  8. a maioria das vias são reasfaltadas simplesmente recebendo uma camada nova de asfalto sobre a existente, o que aumenta a carga sobre as tubulações subterrâneas existentes.
  9. só recentemente a Prefeitura reconheceu que é necessário a urgente manutenção de obras de arte da cidade, pontes, viadutos, e tuneis, estabelecendo um cronograma de obras que deve se estender por anos
  10. o sistema de esgoto de São Paulo ainda não está completo, o que significa que terão que abrir buracos nas ruas, congestionar o trânsito...
  11. pelo que sei a garantia de obras públicas aqui no Brasil é de 5 anos. Também pelo que levantei em Milão, Itália, a garantia é de 25 anos. Nunca vi a garantia de uma obra ser acionada aqui, mesmo quando a obra apresenta problemas graves em pouquíssimo tempo, como aconteceu em Pinheiros, onde moro. A quantidade de problemas que apareceram menos de 6 meses depois de entregue a obra foi absurda, mas o máximo que se conseguiu foi uma gambiarra tipo me engana que eu gosto.
  12. por sinal, quanto dos congestionamentos e trânsito é causado por buracos e as infindáveis obras corretivas?
  13. os semáforos estão completamente obsoletos. Como estarão os outros sistemas de controle de fluidez de trânsito?
  14. a engenharia de trânsito que temos no Brasil é uma engenharia de quebra galho, não há investimentos a altura na necessidade
  15. a engenharia viária ainda tem muito de rodoviarista quando hoje se fala em cidade voltada à vida, as mobilidades ativas, não motorizadas
  16. cidades grandes geram mobilidades de longa e curta distância, a do interno dos bairros ou mesmo entre bairros. Quem pensa em uma nova cidade baseada em mobilidades ativas pensa em distâncias mais curtas, menos de 4 km, ou seja, interno de bairro, e não única e exclusivamente macro engenharia de trânsito.     
  17. ainda não avançamos no acalmamento de trânsito, essencial para as mobilidades ativas no interno de bairros, quando lá fora já se fala em naked streets, ruas nuas ou limpas, ou seja, sem qualquer sinalização ou divisão de espaço ou segregação entre motorizados, ciclistas e pedestres
  18. o Código de Trânsito Brasileiro ainda não adotou uma série de sinalizações ligadas às mobilidades ativas
  19. o diálogo entre sociedade civil e autoridades tem problemas, quando há
  20. a frota de ônibus é obsoleta. Pior, anda rodam ônibus que são carrocerias montadas sobre chassis de caminhão; altos, duros, barulhentos, incômodos
  21. as travessias de pedestres têm tempo curto, quando tem. 
  22. a posição da travessia em muitos casos é distante do local de parada dos ônibus fazendo que o pedestre cruze entre os veículos 
  23. quando vão ser instalados os painéis de mostram ao público o tempo de chegada de ônibus, metro e trens?
  24. faltam pontos de ônibus abrigados
  25. previsibilidade no transporte de massa só é possível com o uso de um sistema de fluidez de trânsito inteligente. Los Angeles implantou o seu e o processo demorou quase uma década.
  26. confiabilidade do sistema de transporte público está intimamente relacionado com segurança pública. São Paulo é uma das cidades menos violentas do Brasil, mesmo assim... Vira e mexe trens e metro param por roubo da viação elétrica, por exemplo.
  27. São Paulo tem um sistema cicloviário com pouco mais de 400 km e o número de ciclistas vem aumentando. Há um projeto para expansão do sistema, mas não são apresentados números que possam medir os reais custos e como se comporta a curva benefícios para a cidade com a implantação de ciclovias e ciclofaixas.
  28. é uma doce ilusão acreditar que a bicicleta será a solução para todos males.
  29. bicicleta, muito eficiente até 4 km, e caminhar, com uma média de 400 metros por trajeto, é a melhor solução para interno de bairros 
  30. calçadas é quase artigo de luxo porque só tem qualidade ou existem nas áreas mais ricas da cidade
  31. faixa de pedestre via de regra está onde não prejudique a fluidez dos motorizados
  32. como é a mobilidade dentro de comunidades e favelas? Mais de 2 milhões vivem nelas
Meio ambiente:
  1. a pouca arborização da cidade envelheceu e está fechando ser ciclo de vida, provocando quedas de galhos ou mesmo de toda árvore, prejudicando a fiação aérea e deixando vastas áreas sem energia ou comunicação
  2. vegetação rasteira e insetos 
  3. a ciência provou que cidades com pouco verde concentram calor o que provoca fortes tempestades localizadas, com consequentes inundações
  4. a frota de veículos circulantes não recebe qualquer controle de emissões ambiental e o ar da cidade é de baixa qualidade. Os índices usados para medir a qualidade do ar são considerados ultrapassados
  5. controle de emissão ambiental também é relacionado a vazamento de lubrificantes, combustível e borracha dos pneus, que é altamente poluidor
  6. lixo, ou resíduo sólido, é um problema gravíssimo em todas as partes do planeta, mais ainda aqui onde há o hábito de se jogar entulho no meio da rua ou em córregos, o que gera inundações
  7. córregos tamponados, invadidos, usados como depósito de entulho
  8. rios, córregos e nascentes sem mata ciliar ou qualquer vegetação no entorno
  9. parques
  10. reservas florestais
  11. fiação aérea elétrica
  12. fauna urbana
  13. predadores
  14. pets
Saúde pública
  1. zica, chikungunya, malária
  2. fiação aérea 
  3. controle de pragas
  4. distribuição de água potável 
  5. coleta e tratamento do esgoto
  6. coleta de lixo - resíduos sólidos
  7. educação geral e em especial a relacionada a saúde preventiva
  8. insalubridade das favelas não afeta toda a cidade
  9. cuidar da saúde pública tem que ser dever de todos, sem exceção
Estudo e trabalho em casa: telefonia, internet, rádio, TV, cabos
  1. telefonia e internet nas periferias
  2. tempestades de verão
  3. idade média dos aparelhos e computadores
  4. condição de saúde, ventilação, mofo, insolação
  5. segurança em favelas 
  6. o que fazer com edifícios de escritório, estacionamentos
  7. mudança de zoneamento
  8. misto comércio residência
  9. distribuição de mercadorias
  10. segurança internet

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