sábado, 20 de novembro de 2021

Terrorismo contra os motoristas e pedestres?

SP Reclama
O Estado de São Paulo

Rua Bela Cintra com rua Consolação; rua Groenlândia com rua França; rua dos Pinheiros com rua Capitão Antônio Rosa, são três das esquinas onde recentemente o foco dos semáforos para os veículos e para pedestres teve posição alterada, fazendo que, por exemplo, as duas vias do cruzamento fiquem com sinal verde simultaneamente. Em muitas outras esquinas pela cidade e faz tempo vem acontecendo o mesmo. Parece brincadeira, mas não é. É uma ação estúpida, criminosa, que pode levar a acidentes com vítimas, até mortes. Funcionários da CET SP dizem em off que têm consciência, estão muito preocupados, desconhecem quem tem feito, e quando são alertados ou veem corrigem imediatamente.
É impossível que vento ou mesmo um impacto mude a posição do foco da forma como vem ocorrendo. Vento não tem força para tanto. Impacto não é porque não há marcas nem deformações. Manutenção também não é. Troca de lâmpadas ou limpeza é realizada quando muito com o simples acionamento de uma pequena trava completamente desvinculada do alinhamento do semáforo que é fixo e determinado pela engenharia de tráfego. Para mudar a posição é necessário soltar grossos parafusos, destravar o semáforo da cremalheira, mudar de ângulo, travá-lo e reapertar tudo, o que tem sido feito provavelmente com uso de escada.
Não dá para imaginar do que se trata, se protesto, se contracultura, pseudo ato revolucionário ou o que quer que seja. Tenho dito e repito que (talvez) só se coloque um fim a esta loucura a hora que morrer alguém, ou quem de direito realmente se interessar pela loucura.

A morte da ciclista e modelo Mariana Livanalli Rodrigues no cruzamento da av. Faria Lima com rua Chopin Tavares de Lima, próximo ao Largo da Batata é um exemplo claro de como uma sinalização semafórica mal posicionada pode terminar em acidente grave. No caso, os semáforos para ciclistas e motoristas de ônibus estão posicionados no mesmo poste, um sobre o outro, induzindo exatamente ao mesmo erro que estas interferências indevidas em focos de semáforos vem causando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário