sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Carro de ciclista, comportamento de motorista.

Deixo aqui a recomendação para que os organizadores da ótima, divertida, bem-organizada prova Desafio da Serra do Rio do Rastro nas edições futuras oriente os motoristas que estejam acompanhando ou participando do evento a ter um pouco mais de paciência e muito mais cuidado ao seguir e ultrapassar ciclistas. Algumas situações que vi estão longe de um comportamento adequado, de uma direção defensiva ou respeitosa por parte de vários motoristas. Sou ciclista urbano, de São Paulo, capital, metrópole, estou mais que acostumado a pedalar no meio dos carros e de trânsito pesado e definitivamente não sou de ficar reclamando. Algumas situações que vi na linda estradinha da serra e no entorno de Lauro Miller e Bom Jardim da Serra são difíceis de aceitar.

Imediatamente após meu retorno de Santa Catarina comecei escrever sobre o comportamento pouco gentil, descuidado, agressivo dos motoristas em relação aos ciclistas que estavam indo para a prova. Motoristas com rack e ou carregando bicicleta se aproximavam, colavam e faziam ultrapassagens nada prudentes sobre os ciclistas. 
É de se esperar que pelo menos quem pedala dirija seu carro com um mínimo de consciência de ciclista.

Eu já deveria ter levantado esta questão a tempo. Aqui em São Paulo, nos Jardins onde eu moro e circulo, lugar de bonitinhos e bem arrumados, estou cansado de ver carrões de ciclistas com rack ou adesivo de grupos ou marcas de bicicleta tendo condução inapropriada com outros que pedalam pelas ruas. A sensação que dá é que para este pessoal se o cidadão ou cidadã não está todo paramentado e treinando com sua joia rara não merece respeito. Eu próprio já fui insultado por um destes motoristas por estar pedalando tranquilo, calça jeans, camiseta, mochila, modo de transporte, no meio de um bairro tranquilo de casarões, gente estudada, viajada dirigindo carrões. "Vai pedalar na ciclovia. Sai da frente!"

A bem da verdade, qual a diferença de comportamento por parte destes ciclistas motoristas na direção dos seus carros com a forma como pedalam, se aproximam e ultrapassam em pelotões os ciclistas mais lentos na ciclovia do Rio Pinheiros? O número de incidentes e acidentes conhecidos ou notificados diz tudo. Não generalizo, somos todos humanos, mas tem mais que deveria ou é aceitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário