terça-feira, 2 de novembro de 2021

Portaria 122 e a proibição de grupos de ciclistas nas estradas

Mensagem do Aparecido Inácio recebida pelo Whatsapp:

DEPOIS DE MUITA PRESSÃO DER.SP REVOGA PORTARIA 122 QUE PROIBIA GRUPOS DE CICLISTAS NAS RODOVIAS. E agora, o que fazer para que isto não se repita?

Eu tenho muita admiração pelo trabalho do Aparecido Inácio vem fazendo em prol dos ciclistas. Confesso que não estava acompanhando toda esta história, mas a revogação desta portaria é no final das contas mais que sensata. E só agora, digitando este texto, acabei me lembrando que proibir ciclista em estradas já aconteceu inúmeras vezes, talvez não através de portaria, não que me lembre, mas com certeza com policiais rodoviários criando problemas e até apreendendo a bicicleta. Numa destas, faz muito tempo, fiz questão de parar na Polícia Rodoviária com risco de ter a bicicleta apreendida. A única coisa que ouvi foi para tomar cuidado que eles estavam de saco cheio de ter problemas. A sensação que tive é que eles tinham passado por fato isolado e decidiram dar uma basta momentâneo.

Aparecido soltou junto com a mensagem um vídeo no Instagram falando sobre a Portaria 122 e a situação dos ciclistas nas estradas. Boa fala.

Respondi com alguns áudios para o Aparecido, primeiro parabenizando-o e depois fazendo alguns comentários que repito aqui, incluindo mais alguns.

O maior problema ou dificuldade para as autoridades é a área conurbada das estradas, onde acontecem a maioria dos acidentes e incidentes. É muito provável que tenha acontecido algo num destes trechos. Ciclista fora do acostamento, na pista? Carro de apoio atrapalhando o trânsito? Briga, xingamento? Motorista idiota sem paciência?
"Ciclista não tem lugar para treinar em São Paulo" diz Aparecido, daí sair para estrada. E vão longe os trechos conurbados de todas estradas.

Não é um problema só do pessoal que treina. Nunca ouvi alguém falar sobre os perigos que passam os trabalhadores que pedalam em estradas em horários que autoridades e classe média ainda estão na cama ou tomando café da manhã.

A Rodovia Dutra entre Hélio Smitd e Bonsucesso apresentava em 2010 no horário de entrada das fábricas um ciclista a cada 27 segundos, coisa que ninguém sabia da existência, sequer as autoridades.
Quem conhece a história dos inúmeros operários ciclistas mortos na então Rodovia dos Trabalhadores, hoje Ayrton Senna, no trecho conurbado de Guarulhos? Quem fala sobre o gravíssimo problema dos ciclistas na SP 55? Em Ubatuba no horário de pico o número de ciclistas pedalando na estrada é impressionante, assim como o número de acidentes? No interior paulista há vários locais com problemas sérios, mas quem fala? De vez em quando, talvez até num ato de desespero, uma autoridade tenta acabar com o problema proibindo a circulação de ciclistas.

Definitivamente não é primeira vez que proíbem e espero que seja a última, mas tenho todas as razões para duvidar que seja. Problemas pontuais sempre acontecem.

O que temos hoje é o pessoal que treina, classe média e alta, fazendo barulho e sendo ouvido, situação considerada normal e referência numa sociedade como a nossa. Pião que se vire.

Precisa ver o que detonou a publicação desta portaria. Por experiência sei que sempre que sai uma besteira destas tem alguma história por trás, basta procurar que aparece.

Exemplo fácil: Quem sabe ou quem se interessou em saber por que a Cidade Universitária da USP fechada? Maldade?
Ora, os próprios ciclistas vinham reclamando bem antes do fechamento da agressividade de um grupo que pedalava na USP. Vi pessoalmente e prefiro a palavra "selvageria".
O "basta" que definiu o fechamento dos portões foi a agressão contra a mulher de um dos vice-reitores da USP, uma senhora que dirigia seu carro e tomou uma bofetada na cara de um ciclista. Duas ou três semanas antes um triatleta foi espancado por um grupo de ciclistas também por ter reclamado da agressividade deles. Antes destas duas ocorrências a USP vinha recebendo pelo menos duas reclamações formais, lavradas in loco, daquelas que o sujeito vai lá, senta-se numa cadeira, espera e faz o B.O., sobre agressões, comportamentos inadequados e outras situações pouco civilizadas dos ciclistas. Brasileiro só formaliza uma reclamação quando a situação passou e muito de qualquer limite. Por que sei disto? Meu irmão era do Conselho da USP.

Lembrei de outra: depois de inúmeros problemas envolvendo ciclistas no Parque do Ibirapuera Jânio Quadros, Prefeito de São Paulo, decidiu proibir a circulação destes dentro do parque. A gritaria foi generalizada. Acabei descobrindo que a maioria dos acidentes dentro do parque tinham como responsáveis ciclistas, mais, que o Ibirapuera na época tinha 7 vezes mais acidentes com ciclistas que qualquer outra parte da capital paulista.

Deixo a pergunta: o que terá acontecido para o DER-SP ter baixado a portaria 122?

Já vi muitos fecharam os olhos em situações erradas para proteger seus próprios interesses ou interesses corporativos. Upa! o corporativismo no Brasil...

É muito difícil que alguns professores ligados ao movimento da bicicleta não soubessem o que estava acontecendo na USP e o que iria acontecer, no caso fechar. Lobo em pele de cordeirinho tá cheio.

Quem tem interesse real precisa fazer um esforço para identificar com precisão quem é quem no jogo, ou fica difícil colocar ordem no galinheiro.

Proibir ciclistas nas estradas é pouco sensato. Óbvio que tirar o sofá da sala não vai fazer nenhuma diferença para a virgindade da menina. O negócio é conversar, explicar, educar, entender e respeitar as necessidades. Também é óbvio que tem que conversar não só com todos, não só com os namorados que querem dar vazão a seus instintos. Tem que ter limite e responsabilidade, ou vai dar ruim.

tem um ciclista na frente do caminhão
O problema de ciclista (e pedestres) circulando em estrada conurbada é muitíssimo maior que esta leva de novos ciclistas diz. É absolutamente impossível de parar a circulação de qualquer ciclista, sejam esportistas ou trabalhadores.
Este é o país das leis e decretos que não colam, simples assim.

Estrada conurbada é em si um problemão para todos que ainda não tem uma solução fácil ou mesmo complicada. Quem tiver uma solução viável que apresente.
Quando vamos começar a discutir a sério nossos problemas?

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