terça-feira, 27 de julho de 2021

Borba Gato e os bandeirantes

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo

Os bandeirantes, incluindo Borba Gato, entraram terras novas adentro não só para caçar mão de obra, mas também para encontrar riquezas e estender as terras para a coroa portuguesa. Uma destas revisões históricas chama a atenção que os portugueses não tinham cá homens suficientes para montar um pequeno exército de "bandeiras" e que a maioria dos bandeirantes eram iguais aos que acabavam caçados ou mortos. 
O desenho do Brasil que se tem hoje se deve muito a eles, os bandeirantes. Portugueses podem ter todos os defeitos do mundo que lhes queiram imputar, mas fizeram uma colonização muito menos violenta que a espanhola. Caso não fossem as terras tomadas da coroa espanhola pelos bandeirantes a situação das populações locais daquela época e de hoje provavelmente seria outra, muitíssimo pior para índios e africanos. Argentinos contam com orgulho sobre uma guerra onde "não sobraram negros", no caso índios dos pampas. O século XIX do cone sul da América espanhola foi um contínuo massacre de todos que não eram brancos. Ainda hoje qualquer um que não seja "europeu", incluindo as vastas populações andinas, encontram mais dificuldades que deste país dos bandeirantes.
Perante o pensamento atual a ação dos bandeirantes não tem desculpa, mas é um erro grosseiro não olhar a história dentro do contexto de sua época. Ninguém pode afirmar que dentro de um século não se vá acusar e incriminar muitos dos puristas dos dias de hoje. 
Sobre os bandeirantes, de minha parte não ficaria triste se hoje eles ainda existissem e entrassem mata adentro para buscar novas caças, o que tem que ser feito se queira preservar a amazônia, outros biomas e inúmeras etnias.


Considero completamente absurda a situação que vivemos hoje. Sou absolutamente favorável preservação e proteção de povos e cultura indígena. Sou absolutamente contra a perda de qualquer bioma ou natureza. Considero literalmente um tiro no pé em nosso futuro o caminho que estamos trilhando. Assim como sou absolutamente contra queimar a história, até porque isto me lembra Santa Inquisição e nazistas. Igualar-se a eles considero muito mais que um erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário