domingo, 16 de maio de 2021

Pandemia sem coleta de dados e futuro sem respostas. Orgulhoso do que propus lá atrás

O que aprendemos com esta pandemia? Faz alguns dias cientistas começaram a cantar em coro sobre o grosseiro erro que o país cometeu (e segue cometendo) em não ter aproveitado as internações para colher dados sobre a saúde e hábitos dos brasileiros. No final das contas o que o país aprendeu (e está aprendendo) com a pandemia? Não resta dúvida que sairemos desta com informações desencontradas tiradas das diversas e confusas matizes de jornalismo, propaganda, política e ideologia que temos, mas com pouca ou nenhuma informação de real qualidade que de preferência possa ser espalhada entre a população que por conseguinte possa orientar no e para o futuro do bem de todos.
Brasil tinha antes da pandemia algo em torno de 35% de informalidade econômica, o que especialistas das mais diversas áreas afirmam que já era um problemão, um erro estratégico, um empecilho para resolvermos de verdade os gravíssimos problemas sociais deste país. O que tem por trás desta informalidade? Educação, resposta definitiva que está na ponta da língua de todo brasileiro. E o que mais? E o que mais?!? Óbvio, educação, mas se resume a isto? Os problemas que temos se resumem a respostas óbvias, curtas, grossas e definitivas? Terraplanismo? Deus é Fiel? Academicismo?

Óbvio simplório é mais que um perigo, é tiro no pé para sangrar até morrer, lenta e dolorosamente.

Nem o macro conseguimos resolver. A sensação que tenho, e não sou o único, é que o micro que se dane.
Falou economia parece óbvio falou sobre macro economia. Uai, macro inclui tudo, se inclui tudo inclui não só o dinheiro grosso, o que é grande. Até falam sobre os 35% informais, mas falam em ajuda. Dar o peixe ou ensinar a pescar. O povo quer esmola ou quer aprender a caminhar firme com suas próprias pernas? Esmola é humilhante.

Não existe solução macro sem levar em conta os detalhes, as situações que parecem pequenas, desprezíveis. Num país onde antes da pandemia a economia informal respondia a mais ou menos 35% da macro não conhecer nos mínimos detalhes toda a verdade do informal beira a completa irresponsabilidade. 
 
No começo da pandemia soltei dois textos que chamei de "break down" do que pensei que deveria ser olhado, discutido, levantado, selecionado, apresentadas alternativas, soluções e trabalhado para que enfrentássemos parte do caos que vinha pela frente. Aliás, nunca imaginei que a baderna chegaria nesta escala, erro meu. E fiquei muito emocionado, para o bem e para o mal, quando ouvi o primeiro cientista falando que precisávamos ter organizado (lá trás)...   


Nenhum comentário:

Postar um comentário