quarta-feira, 5 de maio de 2021

Manifesto para o ciclista não ficar na contramão da história

A filha de um general teve um acidente de bicicleta. Como era ditadura o General ordenou que o CONTRAN baixasse uma norma ou recomendação obrigando os ciclistas pedalar no sentido contrário dos carros para que os ciclistas pudessem ver e desviar, se for o caso. Ouvi a mesma história de várias fontes, até de gente que estava dentro do governo e sabia muito bem o que falava. Fato é que até hoje tem ciclista que tem como verdade única e exclusiva que pedalar na contramão é a forma mais segura, ou a única forma segura, não importa que todos os dados apontem que é uma das situações com maior índice de fatalidade. Mais, pedalar na contramão aumenta muito a possibilidade do ciclista se acidentar, ficar aleijado ou morrer 

O que se constrói hoje em palavras, fatos, ações ou obras vai gerar consequências no futuro. É absolutamente impossível negar isto. Nada é inconsequente. Como diz o velho ditado: Aqui se faz, aqui se paga.

Não reconhecer que a cidade que temos hoje no Brasil vive um tempo de baderna é ou desconhecimento do que pode ser uma cidade normal ou falta de vontade. 
Não reconhecer que o que está acontecendo com uso da bicicleta em nossas cidades está uma baderna... é muita inocência para dizer o mínimo.
Bicicleta é! transformadora. Nossa vida urbana pode melhorar muito com a introdução da bicicleta, mas com as coisas bem feitas. Pedalar onde e como quer, independente dos outros, não é o caminho. Contramão hoje é o símbolo do que está o uso da bicicleta e a compreensão do que é nossas cidades. Não é assim, não pode ser assim. Ciclismo cloroquina não dá certo.     

Tendo em vista que o trânsito na cidade e em suas vias varia de ponto a ponto, assim como seus perigos
Tendo em vista que trânsito é uma ordem coletiva dentro de um espaço específico, onde o equilíbrio e segurança do sistema 
  • direito a liberdade de pedalar livre de segregação
  • abertura imediata dos gastos públicos relativos ao sistema cicloviário implantado
  • abertura dos números e razões dos acidentes, e não só mortes
  • olhar a cidade do futuro, não a cidade que foi criada a mais de cinco décadas
  • menos gastos com km, muito mais educação, como obriga a lei
  • não atrapalhar, causar problemas para a circulação do transporte de massa
  • implantar depois de diálogo não só com ciclistas, mas com todos afetados
  • respeito aos pedestres, respeito aos cidadãos com necessidades especiais 
  • olhar prioritariamente áreas de grande circulação de pedestres, principalmente no entorno de estações, terminais; pedestre é prioridade por lei e bom senso
  • fiscalizar, policiar, organizar e mediar, poder público cumprindo seu Dever Constitucional
  • desmentir e desmistificar conceitos prejudiciais ao bem estar público

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